Ambiente virtual garante manutenção da parceria entre IMS e Secretaria de Educação em 2021

Projetos educacionais são desenvolvidos em colaboração entre as duas instituições desde 2011

Foco central do trabalho foi a exposição “Retratos de Limercy Forlin: um recorte na história de Poços de Caldas”

Firmada desde 2011, a parceria entre a área de Educação do Instituto Moreira Salles e a Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas tem possibilitado anualmente a visita de diversos alunos e professores da rede às exposições, com apoio para o transporte. Tem sido especialmente rica a troca estabelecida entre as equipes do IMS e das escolas, facilitando o desenvolvimento de atividades e desdobramentos pelos professores em sala de aula.

O convite para a participação na programação do Instituto através das visitas mediadas e o desenvolvimento colaborativo de programas em conjunto relacionados às efemérides Hora de Clarice e Dia “D” de Drummond resultaram enriquecedoras, assim como o Projeto de Educação Continuada e o Programa de Acessibilidade.

Durante o período da pandemia, a equipe de Educação do IMS Poços deu continuidade a seus projetos, migrando sua programação para o ambiente virtual. Em 2021, a equipe esteve voltada para a pesquisa e a elaboração de projetos de ativação da exposição Retratos de Limercy Forlin: um recorte na história de Poços de Caldas, que é a primeira mostra do acervo Limercy Forlin em cartaz no IMS Poços.

Retratos de Limercy Forlin
O foco central do trabalho foi a exposição “Retratos de Limercy Forlin: um recorte na história de Poços de Caldas”, em cartaz no IMS Poços até 6 de março de 2022. O fotógrafo foi proprietário de um importante estúdio de fotografia na cidade, onde registrou muitos habitantes – políticos e figuras conhecidas da região, mas também profissionais liberais, trabalhadores e imigrantes. Também foi em seu estabelecimento que muitas mulheres tiraram suas primeiras fotografias para as carteiras de trabalho.

No ano de 2016, seus herdeiros doaram ao IMS uma grande coleção de seus negativos. A exposição reúne aproximadamente 7.500 retratos produzidos por Forlin entre 1958 e 1982. As imagens são apresentadas seguindo a lógica de organização original do fotógrafo e sua esposa, Conceição Vieira Forlin: em seu estúdio, cada foto era colocada em um envelope, com o nome e o dia do nascimento do retratado. Quando um cliente retornava para fazer um novo retrato, seu envelope era localizado pela data de aniversário, e o novo negativo era arquivado juntamente com os de fotografias anteriores. Assim, foi possível colocar lado a lado imagens de pessoas que Forlin retratou em momentos distintos da vida, da juventude à velhice.

A primeira etapa de ações da parceria foi o “Encontro com professores: Possíveis visualidades em acervos fotográficos”, ministrado por Alexandre Araújo Bispo, que encontrou grande adesão dos professores. Doutor em antropologia social pela Universidade de São Paulo, Alexandre é crítico de arte, curador e produtor cultural. Desenvolve pesquisa em práticas de memória, com ênfase em fotografia amadora, fotografia de família e arquivos pessoais. No encontro, foi proposto um espaço de aproximação e troca de experiências, no qual foram trabalhadas questões que envolvem retratos, acervos fotográficos, bem como caminhos de produção e interpretação de imagens.

A segunda etapa compreendeu a realização de visitas virtuais mediadas para alunos e professores, buscando responder aos desafios e possibilidades do trabalho não presencial com novas estratégias de mediação. Os processos de agendamento também foram facilitados pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, que possibilitou um maior estreitamento no alinhamento com os professores.

Foi oferecido ainda o curso “Usos, sentidos e funções sociais da fotografia: rostos de Limercy Forlin”, também conduzido por Alexandre Araújo Bispo, com carga horária de oito horas e vagas reservadas para os professores da rede.

Em uma última etapa, os professores desenvolveram desdobramentos em classe com seus alunos, levando em consideração os temas e as indagações levantados ao longo das visitas e ações relacionadas à parceria.

“Ressaltamos todo o empenho, a abertura e a disponibilidade da equipe da Secretaria de Educação Municipal de Poços de Caldas, da secretária de Educação Maria Helena Braga, de Letícia Borges, da Divisão de Projetos de Educação Complementar, e de Flávia Camargo, do Centro Municipal de Referência do Professor, pela parceria e pela oportunidade de retomarmos as ações educativas num momento tão delicado e complexo para todos. Acreditamos que, mesmo com tantos desafios, conseguimos adaptar a programação e nos aproximar da comunidade escolar com as ações relacionadas à exposição Limercy Forlin: um recorte na história de Poços de Caldas”, destaca a educadora do IMS, Isabela Brasileiro.

Ela informa que a meta é estreitar ainda mais os laços da parceria, tendo em conta os protocolos vigentes de visitação e o cronograma de retomada das atividades presenciais por parte da Secretaria Municipal de Educação. A equipe de Educação do IMS é formada pelos educadores Isabela Brasileiro e Leandro Mizael, sob supervisão de Janis Clémen e coordenação de Renata Bittencourt. Para conhecer outras ações do IMS basta acessar o site www.ims.com.br e as páginas do Instagram @imseduca, @imspocos e @imoreirasalles.

“A parceria entre a SME e o Instituto Moreira Salles vem rendendo frutos, tanto na formação dos nossos professores como no incremento valioso das aulas, com desdobramentos que fazem a diferença na vida escolar dos nossos estudantes. Agradecemos pela parceria, já com foco no planejamento para 2022”, destaca a coordenadora do Centro de Referência do Professor, Flávia Camargo.