Aproximadamente 6 mil alunos participam da Avaliação da Rede Municipal de Ensino
Aproximadamente 6 mil alunos das 25 escolas de ensino regular da rede municipal participaram, na última quarta-feira (25), da “Avaliação da Rede Municipal de Ensino 2019”, aplicada nos 2º, 5º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental I e II. A iniciativa inédita da Secretaria Municipal de Educação tem por objetivo revelar os avanços e fragilidades dos estudantes que ainda não passaram por avaliações externas.
A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão Pedagógica, vem se preparando desde o primeiro semestre para a realização da avaliação, que visa fortalecer a articulação entre a prática avaliativa dos professores e as avaliações externas e diagnosticar a proficiência dos alunos nas habilidades propostas pela Matriz de Referência da Rede Municipal de Ensino.
“Fizemos reuniões com os gestores sobre os descritores das avaliações externas realizadas no ano passado e entregamos as matrizes de referência da avaliação interna da rede municipal. Já no segundo semestre nos dedicamos à operacionalização da avaliação e hoje toda a equipe da Secretaria de Educação está empenhada em acompanhar o processo”, destaca a supervisora pedagógica, Sandra Tavares. As avaliações foram elaboradas pela equipe técnica da Divisão Pedagógica da SME e os professores da rede municipal tiveram a oportunidade de participar com sugestões de questões.
Na Escola Municipal Júlio Bonazzi, no bairro Santa Maria, aproximadamente 220 alunos participaram da avaliação. “Trabalhamos todos os descritores previstos para a avaliação no estudo coletivo com os professores para que eles pudessem planejar as aulas. Os professores farão uma correção com os alunos para vermos quais necessitam de maior atenção”, ressalta a diretora Neusa Aparecida da Silva.
Já na Escola Municipal Lions Club, no Jardim Bela Vista, que atende 208 alunos do Jardim I ao 3º ano, 56 alunos realizaram a avaliação, em três turmas de 2º ano, nos períodos da manhã e da tarde. A vice-diretora Valéria de Freitas Zanetti conta que o processo foi tranquilo e os alunos terminaram rapidamente as provas.
Esta é a primeira vez que a Secretaria de Educação realiza uma avaliação da rede municipal neste formato. A iniciativa parte do princípio de que o avanço intencional do trabalho da escola deve se pautar em diagnósticos e evidências também trazidos pelas avaliações.
“Oferecemos para os professores as máscaras de correção, as escolas vão nos entregar os gabaritos já corrigidos e os resultados serão tabulados pela equipe de Inclusão Digital da Secretaria Municipal de Educação. Os resultados serão divulgados por meio de gráficos e tabelas e cada escola vai se organizar a partir de seus avanços e fragilidades. Além disso, a SME também poderá se planejar para oferecer cursos de formação para os professores visando à superação das dificuldades apresentadas”, explica a representante da Divisão Pedagógica, Sandra Tavares.