Aproximadamente 6 mil alunos participam da Avaliação da Rede Municipal de Ensino

Na E.M. Júlio Bonazzi aproximadamente 220 alunos participaram da avaliação

Aproximadamente 6 mil alunos das 25 escolas de ensino regular da rede municipal participaram, na última quarta-feira (25), da “Avaliação da Rede Municipal de Ensino 2019”, aplicada nos 2º, 5º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental I e II. A iniciativa inédita da Secretaria Municipal de Educação tem por objetivo revelar os avanços e fragilidades dos estudantes que ainda não passaram por avaliações externas.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão Pedagógica, vem se preparando desde o primeiro semestre para a realização da avaliação, que visa fortalecer a articulação entre a prática avaliativa dos professores e as avaliações externas e diagnosticar a proficiência dos alunos nas habilidades propostas pela Matriz de Referência da Rede Municipal de Ensino.

“Fizemos reuniões com os gestores sobre os descritores das avaliações externas realizadas no ano passado e entregamos as matrizes de referência da avaliação interna da rede municipal. Já no segundo semestre nos dedicamos à operacionalização da avaliação e hoje toda a equipe da Secretaria de Educação está empenhada em acompanhar o processo”, destaca a supervisora pedagógica, Sandra Tavares. As avaliações foram elaboradas pela equipe técnica da Divisão Pedagógica da SME e os professores da rede municipal tiveram a oportunidade de participar com sugestões de questões.

A iniciativa inédita tem por objetivo revelar os avanços e fragilidades dos estudantes que ainda não passaram por avaliações externas

Na Escola Municipal Júlio Bonazzi, no bairro Santa Maria, aproximadamente 220 alunos participaram da avaliação. “Trabalhamos todos os descritores previstos para a avaliação no estudo coletivo com os professores para que eles pudessem planejar as aulas. Os professores farão uma correção com os alunos para vermos quais necessitam de maior atenção”, ressalta a diretora Neusa Aparecida da Silva.

Já na Escola Municipal Lions Club, no Jardim Bela Vista, que atende 208 alunos do Jardim I ao 3º ano, 56 alunos realizaram a avaliação, em três turmas de 2º ano, nos períodos da manhã e da tarde. A vice-diretora Valéria de Freitas Zanetti conta que o processo foi tranquilo e os alunos terminaram rapidamente as provas.

Alunos tiveram duas horas para a realização das provas

Esta é a primeira vez que a Secretaria de Educação realiza uma avaliação da rede municipal neste formato. A iniciativa parte do princípio de que o avanço intencional do trabalho da escola deve se pautar em diagnósticos e evidências também trazidos pelas avaliações.

“Oferecemos para os professores as máscaras de correção, as escolas vão nos entregar os gabaritos já corrigidos e os resultados serão tabulados pela equipe de Inclusão Digital da Secretaria Municipal de Educação. Os resultados serão divulgados por meio de gráficos e tabelas e cada escola vai se organizar a partir de seus avanços e fragilidades. Além disso, a SME também poderá se planejar para oferecer cursos de formação para os professores visando à superação das dificuldades apresentadas”, explica a representante da Divisão Pedagógica, Sandra Tavares.