Você está em:

Atividades sobre Diabetes são realizadas em toda a cidade

Teve conversa com nutricionista no Parque Pinheiros

16,5 milhões de pessoas: este é o número de pacientes que vivem com a Diabetes no país, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes que faz outro alerta: pelo menos metade deste público desconhece o diagnóstico, ou seja, não sabe que tem a doença.

Medição de glicose após palestra

A Diabetes é caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue, especialmente quando a insulina não é produzida em quantidades suficientes no organismo. A doença gera sérias complicações, como problemas de visão, alterações no funcionamento dos rins, mau funcionamento dos nervos, obstrução de vasos sanguíneos, para citar algumas. Obesidade ou histórico familiar de diabetes são fatores de risco. A melhor forma de prevenção é praticar atividades físicas regularmente, ter uma alimentação saudável e evitar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Com o intuito de propagar estas informações, as equipes da Atenção Básica realizam constantemente, ações de conscientização, prevenção e promoção de saúde. Durante o mês de novembro, estas ações são intensificadas por conta do Dia Mundial de

Ação reuniu pacientes no Santa Ângela

Diabetes, 14. Palestras com nutricionista, atendimentos individualizados, café saudável e atividades

Ação no Maria Imaculada

físicas fazem parte da programação do mês, nas unidades básicas de saúde. Parque Pinheiros, Maria Imaculada e Santa Ângela são alguns dos bairros que já receberam a mobilização. O trabalho visa, além de alertar para a importância de hábitos saudáveis, favorecer a busca ativa de pacientes. Aferição de pressão arterial, medição da glicose e entrevista para conhecer hábitos e queixas, fazem parte das abordagens.

Roda de Conversa

Em parceria com a Associação de Diabéticos de Poços de Caldas (ADPC), a Câmara de Vereadores realizou uma roda de conversa sobre o tema Diabetes, na noite da quarta-feira (13), no Plenário. O evento atendeu a um requerimento do vereador Lucas Arruda (Rede). “A ideia é fomentar a discussão e a articulação de políticas públicas que tragam melhorias na assistência, mais bem-estar e qualidade de vida à população”. O encontro foi na Semana do Combate e Conscientização contra o Diabetes, instituída por lei municipal.

Secretário de Saúde abriu evento na Câmara

O debate teve a presença do presidente da ADPC, Paulo Sérgio Costa; da enfermeira/referência técnica de Diabetes no município, Gilmara Prado Gonçalves Franco; da psicóloga clínica, Mariane Saquelli, da apoiadora da Atenção Básica, Daiana Tavares; e do delegado do Conselho Regional de Fisioterapia, João Carlos Naldoni. O Secretário de Saúde, Carlos Mosconi, abriu o evento. “Este é um assunto extremamente importante e que merece momentos como este. Fundamental ressaltar que nossas unidades de saúde estão voltadas para a prevenção, para o acolhimento dos pacientes e para os atendimentos necessários”.

A porta de entrada para pacientes diabéticos são as unidades básicas de saúde, ou, os

populares postinhos. O diagnóstico é feito nestas unidades, assim como o acompanhamento. Na Policlínica Central há o atendimento de endocrinologia para casos encaminhados também pela Atenção Básica. Atualmente, cerca de três mil pacientes são assistidos. “O antigo programa foi descentralizado e hoje o atendimento a estes pacientes é feito em todas as unidades, nos bairros. Na Policlínica, além do atendimento de endócrino, disponibilizamos aos pacientes cadastrados, os glicosímetros e as tiras de medição. Já os medicamentos como as insulinas, são dispensados nas unidades de Farmácia Municipal”, explicou a enfermeira Gilmara Franco. Em caso de dúvidas, a orientação é procurar a unidade básica de saúde mais próxima da sua casa.  

Roda de Conversa na Câmara, no último dia 13

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Av. Mansur Frayha - s/n, Vila Olimpica, Poços de Caldas - 37704-355

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social