Atores do Programa Nacional de Alimentação Escolar participam de formação em Poços
Os atores que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Poços de Caldas participaram de uma formação ministrada por representantes do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A capacitação foi realizada no dia 22 de novembro, na sede da Associação dos Deficientes Visuais (AADV).
Participaram da formação os nutricionistas do Programa Municipal de Alimentação Escolar (PROMAE), merendeiras, coordenadores dos Centros de Educação Infantil, diretores de escolas municipais, representantes da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, do Conselho da Alimentação Escolar (CAE), da Emater, do Conselho de Segurança Alimentar (Consea), do Banco de Alimentos e da agricultura familiar, inclusive o presidente da Associação Comunitária da Região Souza Lima (Assolima), Luiz Carlos Zanetti.
Também compareceram ao treinamento atores do PNAE de várias cidades da região, como Botelhos, Andradas, Cabo Verde, Serrania, Caldas, Jacuí, Campestre, São Pedro da União e Alterosa. A formação teve por objetivo apoiar tecnicamente a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar e promover capacitação com os membros do Conselho de Alimentação Escolar e demais envolvidos no processo.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar, para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino. O PNAE é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE).
PROMAE
Em Poços de Caldas, a alimentação escolar está a cargo do Programa Municipal de Alimentação Escolar, que tem por objetivo desenvolver ações que promovam o funcionamento e aprimoramento das ações de alimentação escolar, coordenar as demandas de consumo e estabelecer e assegurar o padrão nutricional e a qualidade da alimentação fornecida aos alunos da rede municipal de ensino.
O PROMAE funciona à Rua José Bernardo, 661 – Country Club, com coordenação de Neide Beatriz Lellis Barbosa, tendo como nutricionistas Fernanda Milagre Carvalho Pinto, Bianca Stanziola Barbosa e José Vitor Arantes de Andrade.