Autarquia Municipal de Ensino oferece curso para auxiliares administrativos

Segue até 27 de maio, a segunda turma do Curso “Ações e Noções Administrativas”, ofertado pela Autarquia Municipal de Ensino, em parceria com a Prefeitura. A capacitação tem carga horária de 20 horas e é voltada para auxiliares administrativos municipais.

Nesta edição, são 33 inscritos. “O objetivo é capacitar os auxiliares administrativos, em várias áreas de atuação, incluindo primeiros socorros. Muitos realizam atendimento direto ao público e precisam estar preparados para ajudar nos primeiros movimentos que podem salvar uma vida”, destaca a professora da AME, Silvana Jacinto.

O módulo sobre primeiros socorros foi ministrado pelo Sargento Silveira, do Corpo de Bombeiros. Ele falou sobre a avaliação inicial do paciente, traumas, crises convulsivas e acidentes com animais peçonhentos, por exemplo.

O curso faz parte das ações integradas desenvolvidas pela Prefeitura e Autarquia Municipal de Ensino, a partir de demanda identificada em 2017, e visa ampliar os conhecimentos dos servidores, impactando diretamente na qualidade do atendimento prestado à população.

“O objetivo é atender o servidor que não tem acesso a esse tipo de qualificação, por isso trabalhamos com os servidores operacionais, em parceria com o SENAI, e com os administrativos. Nossa proposta é pensar na capacitação do servidor, além de também desenvolver a questão da autoestima para que ele desenvolva o trabalho da melhor maneira e possa servir a comunidade com qualidade”, enfatiza a diretora da AME, Nanci de Moraes.

Para o segundo semestre, serão ofertados novos cursos nas áreas de pintura, alvenaria, hidráulica e elétrica, em parceria com o SENAI. “Estamos planejando também cursos para auxiliares de serviços gerais e auxiliares de biblioteca e professores no uso da biblioteca”, completa Nanci.

Ela informa que está em tramitação na Câmara Municipal o projeto que cria o CEAQ – Centro de Aperfeiçoamento e Qualificação do Servidor, cujo objetivo é promover o processo contínuo de aprendizagem para qualificar e melhorar o serviço público em Poços de Caldas.