Você está em:

Auxiliares de educação inclusiva participam de formação nas instituições parceiras

Em parceria com a ADEFIP, APAE e AADV, a Secretaria Municipal de Educação realiza uma formação voltada para os aproximadamente 100 auxiliares de educação inclusiva (AEIs), que atuam no Ensino Fundamental e Educação Infantil da rede municipal. Os encontros, realizados nas instituições parceiras, tiveram início no dia 27 e seguem até 31/01.

Os auxiliares de educação inclusiva são responsáveis pelo cuidado individualizado aos alunos deficientes que frequentam as escolas regulares, prestando apoio às atividades de locomoção, higiene, alimentação e auxílio nas atividades pedagógicas. O objetivo da formação é oferecer subsídios para aperfeiçoar o atendimento aos estudantes com deficiência no ambiente escolar.

Neste ano, a capacitação é realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação dos Amigos dos Deficientes Visuais (AADV) e Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip).

“É muito importante esse momento junto às instituições parceiras com os profissionais que atuam na educação especial, na área de inclusão, que ficam com os nossos alunos que necessitam de acompanhamento individual”, destaca a supervisora pedagógica da Secretaria de Educação, Luciana Oliveira.

Para a auxiliar de educação inclusiva Janea Alves, formações como essa são fundamentais porque proporcionam grande aprendizado, o que se reflete na qualidade do atendimento prestado ao aluno com deficiência.

Uma das oficinas foi ministrada pela médica fisiatra Luciana Dotta, que destacou a importância de oferecer informação de qualidade para os profissionais que atuam diretamente com as crianças com deficiência no dia a dia escolar. Hoje, são cerca de 1.400 alunos com algum tipo de deficiência matriculados na rede municipal de ensino de Poços de Caldas.

Jéssica Rezende Rabelo, mãe do Nicolas, aluno que tem paralisia cerebral, fez uma apresentação sobre a relação entre as AEIs e a família para o melhor desenvolvimento do estudante. “Os pais têm que estar presentes, acompanhando a evolução”, diz. A mãe conta que o filho evoluiu muito, especialmente na socialização, graças aos cuidados do auxiliar de educação inclusiva.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Av. Mansur Frayha - 1677, Bortolan, Poços de Caldas - 37704-722

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELO SITE

Secretaria Municipal de Transparência e Comunicação