A Autarquia Municipal de Ensino finalizou, no dia 31 de outubro, o curso Ações e Noções: Higiene e Limpeza. Foram disponibilizadas 80 vagas para auxiliares de serviços gerais da rede pública de Poços de Caldas que, além das funções de limpeza e conservação dos mais variados ambientes, também podem desenvolver atividades de recebimento, armazenamento e controle de materiais e atuar em cozinhas, escolas e hospitais.
O curso foi pensado pela equipe pedagógica da Autarquia Municipal de Ensino a partir da necessidade de valorizar o servidor que atua na função de auxiliar de limpeza, qualificando-o no que se refere às atividades de manutenção, higienização e limpeza em geral.
A capacitação visa ampliar as oportunidades e os investimentos no desenvolvimento dos recursos humanos adequados à função, desenvolvendo metodologias técnico-pedagógicas no processo da qualificação da higienização dos prédios públicos. Dividido em duas turmas, o curso foi composto por cinco encontros, totalizando uma carga horária de 20 horas.
As aulas foram realizadas na Superintendência Regional de Ensino e abordaram os seguintes conteúdos: Relação com o trabalho e Relacionamento Inter e Intrapessoal, com a pedagoga Leone Moreira Teixeira Lago e com a psicóloga Lenora Teixeira de Siqueira; Ergonomia do Trabalho, com a equipe da PUC Minas, campus Poços de Caldas; Primeiros Socorros, com militares do Corpo de Bombeiros; Higiene, manipulação e conservação de Alimentos, com a professora Claudete Romeiro do Nascimento Vieira; Meio Ambiente e Sustentabilidade, com o administrador e catador Antônio Aparecido Almeida e engenheira ambiental Marília Piconez; Educação Financeira, com José Eduardo Pereira Filho; Uso, manipulação e conservação de Equipamentos de Trabalho, com a engenheira de Segurança do Trabalho, Rosane Costa Lima Junqueira Garcia.