BiblioArte LAB estreia curso online sobre o futuro da leitura e da formação de leitores no século XXI

A turma de estreia será ofertada gratuitamente com exclusividade para profissionais que atuam na cadeia da mediação do livro e da literatura de Poços de Caldas, MG, com inscrições abertas até o dia 16 de maio pelo site https://www.bibliolab.com.br/aprenda.

A ONG Casa da Árvore, em parceria com a Cultivo Projetos e Soluções Criativas, está com inscrições abertas para a turma de estreia do curso experiências criativas com leitoras e leitores do século XXI, realizado com o patrocínio da Prefeitura de Poços de Caldas, através do Programa de Patrocínio Direto.

O curso será completamente online, realizado entre os dias 20 de maio e 10 de julho de 2021. Os participantes terão acesso a uma série de videoaulas semanais e ainda poderão participar de dois laboratórios de design de experiências criativas ao vivo, com o designer de inovação e coordenador do programa BiblioArte LAB, Aluísio Cavalcante. “Queremos auxiliar os profissionais da cadeia de mediação do livro e da leitura a aprender a estimular a leitura e formar leitores dentro do contexto da cultura digital”, destaca Cavalcante.

O curso é indicado para professoras e professores, bibliotecárias, auxiliares de biblioteca, arte-educadores, educadores sociais e qualquer profissional que atue na promoção, mediação ou estímulo à leitura. “Quem participar irá refletir sobre as transformações na cultura leitora do nosso tempo enquanto descobre na prática como aproveitar a cultura digital para promover experiências criativas com leitoras e leitores do século XXI. São 12 aulas que você poderá assistir ou ouvir como, onde e quando quiser, escolhendo sua própria sequência de assuntos e temas”, concluiu o coordenador.

A formação online foi organizada em três módulos, com o primeiro dedicado à compreensão das transformações da leitura e do leitor ao longo da história, até chegar ao século XXI. O segundo módulo traz inspirações e reflexões, garantindo um amparo conceitual para as experiências práticas, apresentando conceitos como: Tecnologia social como mentalidade educadora; alfabetização midiática informacional e a leitura no terceiro espaço.

O BiblioArte LAB preparou um módulo inteiro dedicado a experiências criativas para o uso de linguagens e ferramentas digitais na criação de práticas inovadoras e convida os participantes a conhecerem novas formas de investigar as experiências de leitura da comunidade e, posteriormente, aponta para caminhos possíveis para esta apropriação com conteúdos como Facebook: da mediação às narrativas multimídias; Whatsapp e as redes de influências de leitura; Fanfics e as redes de escrita criativa na internet; Instagram a expressão literária multimídia e os Mapas digitais: territórios, mediação e narrativas.

Sobre o facilitador do curso
Aluísio Cavalcante é designer de inovação social, fundador da ONG Casa da Árvore e coordenador dos programas BiblioArte LAB e BiblioHack LAB. Há 12 anos atua como facilitador de processos de concepção e implementação de programas, projetos e políticas públicas de inovação em educação, cultura e desenvolvimento social. É certificado pela AMPG International como gestor de projetos de desenvolvimento social e foi responsável pela criação e implementação de iniciativas que o levaram a receber importantes prêmios e certificações nacionais e internacionais, como Iberbibliotecas (Cerlalc, Unesco), Prêmio Jabuti 2018 (finalista na categoria Inovação na Formação de Leitores), Prêmio IPL 2018 (finalista na categoria OSC), Prêmio FBB de Tecnologia Social, vencedor nacional em 2010 e com iniciativas certificadas em 2014 e 2019.

Coordenou o programa nacional de formação de professores “Escola Criativa Digital”, em parceria com a Fundação Telefônica, Fundação Banco do Brasil, universidades públicas em Pernambuco, Ceará, Tocantins, Goiás e Rondônia, além de secretarias municipais e estaduais de educação em 12 estados brasileiros. Como consultor, já contribuiu com iniciativas e organizações como o programa Conecta Bibliotecas (ONG Recode e Fundação Bill e Melinda Gates).