Poços de Caldas foi uma das cidades contempladas pelo programa Requalifica Minas, uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que busca fortalecer e modernizar os equipamentos culturais públicos no estado. Com os recursos disponibilizados, o município adquiriu 322 livros que serão distribuídos entre três bibliotecas municipais, ampliando o acervo e incentivando o acesso à leitura e ao conhecimento.
O Requalifica Minas tem como objetivo fortalecer e modernizar bibliotecas, museus e centros culturais com investimentos em infraestrutura e acervo. Em Poços, a chegada dos novos livros representa um avanço significativo para o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas, ampliando as opções de leitura e contribuindo para o desenvolvimento cultural da população.
Os exemplares adquiridos abrangem diversos gêneros literários, incluindo literatura infantil, ficção, não ficção e obras de referência, com o objetivo de atender a um público diversificado, desde crianças até pesquisadores e estudantes. A distribuição dos livros será feita entre a Biblioteca Municipal Centenário, localizada no Espaço Cultural da Urca, Biblioteca Municipal Júlio Bonazzi (Biblioteca do Monjolinho) e Biblioteca Municipal Dr. Marcus Vinícius de Moraes. Nesta sexta-feira (7), o secretário de Cultura Luiz Fernando Gonçalves foi até a Biblioteca Centenário para iniciar a distribuição dos exemplares.
Além da aquisição de novos títulos, o programa busca incentivar políticas públicas de incentivo à leitura, tornando os espaços culturais mais dinâmicos e acessíveis. “A expectativa é que mais pessoas passem a frequentar as bibliotecas municipais. É muito importante que todos tenham acesso a um acervo diverso e amplo”, afirma Luiz Fernando.
As bibliotecas Centenário e Júlio Bonazzi funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. A biblioteca Dr. Marcus Vinicius de Moraes funciona também de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.