Você está em:

Bibliotecas públicas celebram Mês da Mulher com programação especial

Atrações vão de exposições à distribuição de esmaltes embalados com poemas

As bibliotecas públicas municipais de Poços de Caldas estão com programação especial alusiva ao Mês da Mulher. Exposições temáticas, homenagem à escritora Nilza Botelho Megale, sorteio de brindes e até mesmo mimos como a entrega de esmaltes embalados em poemas integram as ações desenvolvidas.

Na Biblioteca Manuel Francisco Costa Guimarães, no Conjunto Habitacional Dr. Pedro Affonso Junqueira, na zona sul, livros escritos pelas mulheres mais conhecidas no mundo da literatura estão em destaque no local. Além disso, a equipe realiza uma pesquisa junto às usuárias sobre as escritoras mais lidas.

No dia 20/03, serão sorteados dois kits com produtos de beleza, um para as leitoras com até 14 anos e outro kit para acima de 15 anos. As participantes preenchem um formulário, indicando as autoras que já leram, quais mais gostaram e indicam o título de sua preferência.

“Esse formulário funciona como um estudo do usuário, mostrando as especificidades e características da comunidade. Isso contribui para o desenvolvimento da coleção, além de promover a interação entre as usuárias, que se tornam mediadoras de leitura”, explica a coordenadora das Bibliotecas Públicas, Magaly Franco.

Já na Biblioteca Centenário, que funciona no Espaço Cultural da Urca, até o final desta semana está disponível uma exposição com obras escritas por mulheres, biografias de mulheres de destaque e livros sobre o feminismo. Além da exposição, estão sendo distribuídos esmaltes embalados com versos de poesias escritas por mulheres e frases sobre mulheres às frequentadoras da biblioteca.

Na Biblioteca Pública Municipal Júlio Bonazzi (Monjolinho), está em cartaz até o dia 20 de março a exposição “Dia Internacional da Mulher: Nilza Botelho Megale e suas Memórias Históricas de Poços de Caldas”. A exposição, em parceria com a Associação Amigos do Museu Histórico e Geográfico, reúne documentos, objetos pessoais e publicações da escritora Nilza Botelho Megale, que recebeu o título de cidadã poços-caldense em 2001, pelos relevantes serviços prestados à comunidade, notadamente nas áreas de literatura, artes, educação, cultura e museologia.

“Tudo isso promove o sentimento de pertencimento nos usuários das bibliotecas e o gosto pela leitura, além de propagar os serviços oferecidos à comunidade. A participação dos leitores nas ações desenvolvidas pelas bibliotecas é essencial para dar sentido, veracidade e para concretizar a democratização do acesso à informação e à cultura”, destaca a coordenadora Magaly Franco.

Endereços
Para prestigiar a programação especial do Mês da Mulher, basta procurar as bibliotecas públicas municipais, nos seguintes endereços:

Biblioteca Centenário: Praça Getúlio Vargas s/n – Centro;
Biblioteca Prof. Júlio Bonazzi: Praça Tiradentes 621 – Bairro Santa Rita;
Biblioteca Manuel Francisco Costa Guimarães: Av. Jaçanã Musa dos Santos 270 – COHAB.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Av. Mansur Frayha - 1677, Bortolan, Poços de Caldas - 37704-722

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Transparência e Comunicação