Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas incentivam devolução de livros

Usuários podem fazer a devolução em qualquer uma das unidades, sem nenhum tipo de cobrança, inclusive de forma anônima

Livros podem ser devolvidos em qualquer uma das unidades

O Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas lançou uma campanha para incentivar a devolução dos livros emprestados nas cinco bibliotecas de acesso público que compõem a rede. Em 2022, a taxa de devolução, que geralmente é de 80%, em média, caiu para 74%, resultando na perda de 2614 livros.

No ano passado, foram emprestados 10198 livros e devolvidos 7584. Já em 2021 foram 5847 livros emprestados e 4987 retornaram às estantes, uma taxa de retorno de 85%, ocasionando a perda de 860 livros. Em 2020, os empréstimos somaram 5059 livros, dos quais 4544 foram devolvidos, uma taxa de retorno de 89%, resultando na perda de 515 livros.

“Em 2022, as bibliotecas públicas municipais retomaram o atendimento normal, que havia sido bastante impactado pela pandemia da Covid-19. Acreditamos que a queda na taxa de devolução possa estar relacionada a esse fator”, avalia o auxiliar de biblioteca, Marcos Mariano.

Como devolver
Os usuários das bibliotecas públicas de Poços de Caldas que, por algum motivo, estejam com um livro em casa podem fazer a devolução em qualquer uma das unidades, sem nenhum pagamento de multa ou ônus de qualquer tipo. Eles podem, inclusive, deixar os livros anonimamente nos balcões de atendimento. Diferentemente do que acontece durante os empréstimos regulares, quando o título deve ser devolvido na biblioteca na qual foi emprestado, durante a campanha todas as unidades receberão os exemplares, indistintamente.

“Nosso objetivo é conscientizar a população sobre a importância de trazer os livros novamente para o acervo, colocando-os à disposição para novos empréstimos. Uma obra guardada na casa do usuário deixa de atender a outra pessoa. O livro tem que circular, chegar ao maior número de leitores. Por isso, queremos incentivar os usuários para que devolvam os livros esquecidos em casa, sem nenhum custo ou dificuldade, além de permitir que eles voltem a realizar novos empréstimos. O importante é que a comunidade acesse as bibliotecas”, ressalta a coordenadora das Bibliotecas Públicas, Raissa Melo.

Os livros podem ser entregues em qualquer uma das cinco unidades:

Material pode ser devolvido nas bibliotecas em todas as regiões da cidade

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MARCUS VINÍCIUS DE MORAES
Endereço: Rua Coronel Virgílio da Silva, 1723 – Vila Nova (no antigo Centro Social Urbano)
Horário de funcionamento: das 9h às 17h

BIBLIOTECA CEU
Endereço: Rua Miguel Calixto de Moraes, 1.153 – Jardim Itamaraty V (no CEU da Zona Leste)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h.

Os livros podem ser deixados anonimamente no balcão de atendimento das bibliotecas

Janela para o mundo
Na era da informação na palma da mão, a um clique em celulares, tablets e computadores, as bibliotecas públicas seguem no propósito de democratizar o acesso ao livro, à leitura, à literatura e ao conhecimento. Além da disponibilização do acervo físico, os espaços funcionam também como ponto de encontro para estudantes e locais de estudo para pesquisadores, oferecendo ainda atrativos para o público infantil, atuando na formação de novos leitores.

Em Poços de Caldas, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas está a cargo da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e conta com cinco bibliotecas públicas municipais: Biblioteca Centenário, Júlio Bonazzi, Marcus Vinícius de Moraes, Manuel Costa Guimarães e biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), além da Biblioteca Nilza Botelho Megale, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, voltada para a pesquisa, e da cabine literária da Rua São Paulo.