Você está em:

Bibliotecas públicas de Poços recebem a visita do projeto “Caçadores de Bibliotecas”

Soraia Magalhães, Magaly Franco e Peter Janzon na Biblioteca Municipal Centenário

O Sistema de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas recebeu a visita do projeto “Caçadores de Bibliotecas”, que percorre bibliotecas públicas por todo o mundo desde 2010. Desenvolvido pela escritora Soraia Magalhães, que também é formada em Biblioteconomia, a iniciativa visa incentivar o gosto pela leitura e pela literatura, além do uso do espaço das bibliotecas.

Na última semana, ao lado de Peter Janzon e ciceroneada pela coordenadora das Bibliotecas Públicas, Magaly Franco, ela conheceu a Biblioteca Centenário, no Espaço Cultural da Urca, a cabine literária da Rua São Paulo e a Biblioteca Júlio Bonazzi, no Monjolinho.

Soraia Magalhães já figurou entre as 50 personalidades bibliotecárias do Movers & Shakers 2013, do Library Journal (prêmio concedido nos EUA), na categoria Advocacy, pela luta realizada em prol da reabertura da Biblioteca Pública do Amazonas. Atualmente, é aluna no Programa de Doctorado en Formación en la Sociedad del Conocimiento, da Universidade de Salamanca, na Espanha.

As impressões dela sobre as bibliotecas que visita ficam registradas no Blog Caçadores de Bibliotecas. O post sobre sua passagem por Poços de Caldas foi publicado na última quarta-feira (5) e está disponível no link http://www.cazadoresdebibliotecas.com/2020/02/bibliotecas-publicas-em-pocos-de-caldas.html.

“Tendo em vista ter visitado tantas bibliotecas posso afirmar que são poucas as cidades do interior do Brasil que possuem mais de uma biblioteca pública municipal, por isso relevante destacar a importância do trabalho realizado em prol da leitura em Poços de Caldas”, destaca Soraia.

Soraia também visitou a Cabine Literária da Rua São Paulo

Bibliotecas em Poços
Poços de Caldas tem quatro bibliotecas públicas municipais: Centenário (Urca), Júlio Bonazzi (Praça do Tiradentes – Monjolinho), Manuel Costa Guimarães (Avenida Jaçanã Musa dos Santos – Conjunto Habitacional) e Marcus Vinícius de Moraes (Avenida Coronel Virgílio Silva – Vila Nova), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

“A biblioteca pública pra mim é um espaço de encontro. Ela não é só um lugar que acomoda o acervo de uma cidade, ela é um lugar de acolhimento para todas as pessoas que passam, um local de informações variadas. A biblioteca é dinâmica, não pode ser um local só de empréstimos, ela tem que atrair a comunidade”, ressalta a coordenadora das Bibliotecas Públicas, Magaly Franco.

Caçadores de bibliotecas
Em abril de 2020, o Caçadores de Bibliotecas completará 10 anos de atividades. A equipe já visitou diversas cidades brasileiras, além de 20 países: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Finlândia, Itália, Inglaterra, Marrocos, México, Panamá, Portugal, Suécia, Peru, Venezuela e Uruguai.

O projeto já dispõe de informações sobre mais de 500 bibliotecas de diferentes tipologias visitadas e fotografadas, inclusive todas as 44 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas Públicas de Estocolmo e várias outras de cidades suecas. A iniciativa já visitou também 50% do estado do Amazonas, o maior do país em extensão territorial, em busca de bibliotecas. “Toda experiência em cada cidade visitada abre novas visões sobre o modo de pensar as bibliotecas e a própria biblioteconomia”, pontua Soraia Magalhães.

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social