Cadastro para Castração de Cães e Gatos volta a ser feito dia 11

Programa já realizou mais de quatro mil cadastros

Toda segunda, a partir de 8 da manhã, é realizado o atendimento para cadastro de cães e gatos no Programa Municipal de Castração. Em função do recesso de Carnaval, na próxima segunda, 4, não haverá expediente. O atendimento retorna na segunda, 11 de março. Além da cirurgia de castração, os animais atendidos pelo Programa também recebem um chip que armazena dados de localização. Caso este animal se perca e seja encontrado pela equipe do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, um leitor permitirá a verificação destas informações e o encaminhamento do bichinho de volta ao seu lar.

Números

Números atualizados da Vigilância Ambiental indicam que já foram 4.258 animais inscritos e destes, 3.154 operados. O Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos teve início em dezembro de 2017, dentro do Projeto Melhor Amigo, iniciativa que contempla diversas ações voltadas para a causa animal, tais como: criação do Espaço Animal no Parque Municipal, obras de melhorias no Abrigo de Animais e no Centro de Controle de Zoonoses, além de atividades educativas sobre a guarda responsável, nas creches e escolas do município.

Cadastro

Para cadastrar o seu animalzinho para a cirurgia de castração e a colocação do microchip de identificação, é necessário ir até a Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, na Secretaria Municipal de Saúde, na esquina da Rua Pará com Rua Rio Grande do Sul, sendo a entrada pela Rua Rio Grande do Sul. É necessário levar RG, CPF e comprovante de residência. Não é preciso levar o animal mas é importante fornecer informações solicitadas para o cadastro, como raça, idade aproximada e características físicas dele. Após a emissão da Guia de Autorização de Cirurgia, a clínica tem três meses para a realização dos procedimentos. Lembrando que o cadastro volta a ser feito no dia 11, das 8h às 12h ou até a distribuição de 150 senhas, cota semanal de atendimento.