Você está em:

Cadastros para Castração Animal são retomados com atendimento reduzido para evitar aglomerações

Serão 30 senhas para atendimento, na próxima segunda, 18 de maio

A partir da próxima segunda-feira, 18, será retomado o atendimento ao público para cadastro no Programa Municipal de Castração Animal, da Secretaria Municipal de Saúde. O cadastro foi suspenso no dia 23 de março, dentro de diversas medidas adotadas para evitar a aglomeração de pessoas, como prevenção da proliferação do Novo Coronavírus Covid 19. “Com a flexibilização do comércio e a volta parcial de alguns serviços, estudamos também a possibilidade de retorno do atendimento para este cadastro. Teremos várias mudanças para proceder com o trabalho de forma segura, tanto para os servidores, quanto para a população”, explicou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.

A capacidade de atendimento teve redução de 70%. Serão 30 senhas para o cadastro que tem início a partir de 8 da manhã e que se mantém de forma semanal, toda segunda-feira, na Secretaria Municipal de Saúde, na esquina das Ruas Rio Grande do Sul com Pará. Também é solicitado que as pessoas não tragam acompanhantes para o setor de cadastro, especialmente crianças e idosos, como forma de evitar a aglomeração na sala de atendimento. “Este Programa Municipal de Castração é um sucesso, sempre com grande procura e ótimos resultados. Vamos retomar o atendimento, observando todos os cuidados necessários e contando com a compreensão e com a colaboração da população neste momento de pandemia que estamos enfrentando”, disse o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

A Iniciativa

O Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos foi implantado no final de 2017 e desde então já são 8.845 animais cadastrados e 7.545 cirurgias realizadas. Cães e gatos são atendidos nas clínicas particulares credenciadas para a finalidade. Todos os animais recebem também, o microchip de identificação. É este microchip que permite à equipe do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, localizar o domicílio e o responsável por este bichinho, caso ele se perca. Quem já cadastrou o animalzinho no Programa, deve verificar com a clínica escolhida para a cirurgia, o agendamento para a realização. As clínicas têm o prazo de até três meses para o atendimento. Durante a pandemia, o ritmo de atendimento nas clínicas também foi reduzido, como medida preventiva, por isso, as guias emitidas a mais de três meses tiveram a validade prorrogada. “Dentro desta medida que nós adotamos, quem cadastrou o animal em prazo superior a três meses, pode, normalmente, fazer contato com a clínica escolhida para proceder com o agendamento do atendimento. O nosso objetivo é manter o Programa, de forma segura para todos que procuram pelo serviço”, finalizou Jorge Miguel. Para o cadastro é importante que o responsável pelo animal traga documentos pessoais e comprovante de residência.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Av. Mansur Frayha - 1677, Bortolan, Poços de Caldas - 37704-722

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELO SITE

Secretaria Municipal de Transparência e Comunicação