Campanha contra a Influenza para idosos continua nesta terça nos postos de saúde

Confira os pontos de vacinação

Será retomada nesta terça, 31, a Campanha de Imunização contra a Influenza em Poços. Na semana passada, foram dois dias de atendimento nos postos e mais o drive thru de vacinação na Rodoviária, totalizando a aplicação de quase 11 mil doses para idosos com mais de 60 anos. Esta primeira etapa também é destinada aos profissionais de Saúde, que estão sendo atendidos diretamente em seus locais de trabalho, no caso das unidades maiores, como os hospitais. Nesta segunda, 30, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 6.070 doses da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre. Destas, 4.570 doses serão distribuídas em 26 unidades, sendo a novidade, a inclusão da UBS Maria Imaculada. A população pode procurar a vacina nos postos: Caio Junqueira, Cascatinha, Dom Bosco I, Esperança II, Estância São José, Flores (Azaléias), Itamaraty, Jardim São Paulo, Kennedy I/Aeroporto, Kennedy II, Maria Imaculada, Nova Aurora, Parque Pinheiros, Ponto da Cascata, Quisisana, Santa Ângela, Santa Augusta, Santa Rosália/Santana, São Bento, São José, São Sebastião, Vila Nova, Country Club, São Jorge e Policlínica Central. O atendimento começa a partir de 8 da manhã. O Programa Municipal DST/AIDS também oferece as doses para pacientes já atendidos na unidade, das 8h30 às 12h30, na sede do Programa, na esquina das ruas Rio Grande do Sul com Pará.

Unidades espalham avisos de orientação

Na quarta, 1 de abril, será realizada mais uma edição do drive thru, na Rodoviária, a partir de 8 da manhã. Serão 1.500 doses especificamente para esta ação. “Esta é a segunda semana da Campanha contra a Influenza, voltada para idosos com mais de 60 anos e profissionais de Saúde. Estamos recebendo as doses de forma dividida e dentro disso, estamos organizando as ações da melhor maneira possível. Tivemos a primeira edição do drive de vacina na semana passada e foi um sucesso. Vamos repetir esta ação na próxima quarta, 1. Esgotadas estas doses, vamos aguardar o envio de uma nova remessa e assim, trabalhar, até a conclusão desta primeira etapa”, explicou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

Marcações de distância no solo: medida para evitar aglomerações

Dentro do esforço de evitar aglomerações, as unidades montaram um fluxo com atendimento mais rápido e medidas de orientação, como cartazes, marcações de distância no solo, além do empenho de mais profissionais para a organização desta logística. “Temos que registrar aqui o empenho e a dedicação das nossas equipes, neste trabalho, nesta campanha que traz uma série de particularidades em função deste momento de pandemia que estamos atravessando. É fundamental que a população também nos auxilie, seguindo as orientações dos profissionais de saúde e seguindo as regras da campanha, neste momento, voltada exclusivamente para idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde”, complementou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

Campanha Nacional

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início na segunda, 23. Em Poços, o Serviço de Imunização estima o atendimento de mais de 24 mil pessoas nesta fase, sendo aproximadamente 20.600 idosos e 3.500 profissionais de Saúde. A Campanha de Vacinação que era prevista para abril, foi antecipada pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de imunizar públicos mais vulneráveis ao Novo Coronavírus – Covid 19 e assim facilitar o processo de diagnóstico. A priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o Coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19. Além disso, estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por Coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos. A dose da vacina contra a Influenza imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS/ Organização Mundial de Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e derivados.

Vacinação Zona Rural

Na zona Rural, a vacinação é feita pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família, seguindo o seguinte cronograma: 24/3 – Fazenda Boa Vista; 25/3 – Fazenda Souza Lima; 26/3 – Fazenda Lambari; 27/3 – Fazenda Aparecida; 30/3 – Fazenda Córrego D´Antas e 03/4 – Fazenda Aleixo.

Calendário de Vacinação

Outros públicos não serão imunizados nesta etapa da Campanha. A partir de 16 de abril, as doses passam a estar disponíveis também, para: professores das escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras; além de pessoas com condições clínicas especiais. Já a partir do dia 9 de maio, a vacinação tem início para crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade. A mudança no público deste ano é a ampliação desta faixa etária. A campanha vai até 22 de maio.