Campanha de Multivacinação e imunização na pandemia são temas do “Hora da Saúde”

O Dia D Multivacinação que acontece no próximo sábado, 17, a Campanha contra a Poliomielite para crianças menores de 5 anos e os cuidados nas salas de vacina para manter os atendimentos com segurança, durante a pandemia: todos estes foram assuntos do Programa Hora da Saúde, desta quinta, 15, pela Rádio Libertas 99,5 FM. A entrevistada foi Gisele Scatola, Referência Técnica de Imunização do Município. A profissional falou sobre o PNI – Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que regula e determina questões como calendário vacinal, campanhas e grupos prioritários a serem atendidos em cada ação.

Gisele Scatola, Referência Técnica de Imunização e a jornalista Aline Fallaci

Campanha contra a Poliomielite

Durante a entrevista, Gisele falou também sobre a Campanha contra a Poliomielite. O grupo alvo da vacinação indiscriminada contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos de idade. A estimativa de público em Poços é de 7.336 crianças e a meta é imunizar com a gotinha, 95% deste público. Atualmente, no cenário global da poliomielite, existem dois países endêmicos (Paquistão e Afeganistão). Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) entre 01 de janeiro a 19 de agosto de 2020, apresentam 102 casos registrados, sendo 37 no Afeganistão e 65 no Paquistão. O Brasil não detecta casos desde 1990 e em 1994 recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território, juntamente com os demais países das Américas.

Chamada de Multivacinação

Este foi outro assunto abordado no Programa. A multivacinação é uma estratégia que tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. Em Poços, a população geral nesta faixa etária é estimada em 30.728 crianças e jovens, no entanto, não há meta estabelecida para esta ação, tendo em vista que se trata de chamada para atualização de cartão. Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente.

Dia D

Foi mais uma oportunidade para lembrar que neste sábado, 17, das 8h às 17h, estarão abertas as salas da Policlínica Central, São Jorge, Country Club, Ponto da Cascata, Santa Augusta, Esperança II, Regional Sul, Kennedy I, Quisissana, Cascatinha, Santa Rosália, Vila Nova, Dom Bosco, Nova Aurora, Jardim São Paulo, Regional Leste e Parque Pinheiros. A imunização é fundamental e ocorre com a observação de todos os cuidados necessários para prevenção da proliferação da Covid-19. É recomendável que idosos não levem as crianças e jovens para imunização, porque fazem parte do grupo de risco do Coronavírus. É importante que apenas um acompanhante vá com a criança ou jovem à sala de vacinação, como forma de evitar aglomerações. O uso de máscara por todos continua obrigatório. As Campanhas vão até 30 de outubro. Durante a semana, as salas atendem de segunda a sexta, das 8h às 16h. Na Policlínica Central, a vacinação vai até às 18h e na Regional Leste, até às 19 horas.

Hora da Saúde

A atração semanal, com uma hora de duração, é transmitida toda quinta, das 15h às 16h. Entrevistas ao vivo, esclarecimento de dúvidas e a cada quinta-feira, um tema diferente, sempre ligado à saúde, prevenção e pandemia da Covid-19. A apresentação é feita pela jornalista Aline Fallaci, gerente da Seção de Controle de Qualidade de Atendimento, da Secretaria Municipal de Saúde. O ouvinte pode interagir, mandando sua pergunta, pelo telefone 3721-9494. A Libertas é sintonizada em 99,5 FM e também na internet em www.libertas.pocosdecaldas.mg.gov.br. A Rádio Libertas FM é a emissora oficial do município, faz parte da Secretaria Municipal de Comunicação Social. De caráter educativo, tem como destaque da programação, os sucessos e clássicos da MPB e do rock/pop nacional e internacional, além do sertanejo pela manhã.