Campanha de vacinação antirrábica acontece em setembro
Secretaria Municipal de Saúde realiza no próximo mês, a 31ª Campanha de Vacinação Antirrábica. A ação começa na zona rural, a partir de 10 de setembro e nesta área, será de segunda a sexta, por três semanas. Com postos itinerantes, a mobilização vai percorrer todas as regiões de Poços.
Nos dias 15 e 16 de setembro, a vacinação será em pontos da zona Leste. No dia 22, será na zona Sul; no dia 23, na zona Oeste e no dia 29, na região central. Haverá ainda dois pontos fixos: Hospital Veterinário da PUC – Pontifícia Universidade Católica e na Aapa- Associação de Amigos e Protetores dos Animais, na zona Sul.
“Normalmente nós realizamos esta campanha em agosto, mas este ano, optamos pela realização em setembro, após o término da campanha de vacinação das crianças, contra polio e sarampo, até porque utilizamos como ponto de apoio as unidades básicas de saúde e para melhor organização, decidimos por estas datas, até para não confundir a população”, explicou o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago.
Em 2017, a campanha superou a meta de vacinar 18 mil animais, imunizando 19.145 animais, 2.184 a mais do que o resultado de 2016, quando foram imunizados 16.961 cães e gatos, um crescimento de 13%. Dos 19.145 animais vacinados em 2017, foram 17.141 cães e 2.004 gatos. E 2.422 foram animais da zona rural.
“Convocamos todos os proprietários de cães e gatos a trazê-los para a vacinação, que deve ser feita anualmente. Quem tem animais que não tomaram a vacina nos anos anteriores deve ficar ainda mais atento, porque não é recomendado que o animal fique mais de dois anos sem a imunização. Lembrando que podem receber a vacina, tanto fêmeas, quanto machos, a partir dos três meses de vida”, orientou Jorge.
A 31ª Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada pela Secretaria de Saúde, através das Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica, tem a parceria da PUC Poços de Caldas e o apoio das Secretarias de Serviços Públicos, Esportes, Educação, Defesa Social e Promoção Social; da Aapa; do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária; da Paróquia São Judas Tadeu e da Empresa Circullare.
“Toda nossa estrutura está organizada com o objetivo de repetir o excelente resultado da Campanha de 2017 e para isso, nós contamos também com a participação da população, que deve levar seus animais de estimação para receber a vacina”, finalizou Flávio Togni de Lima e Silva, secretário de Saúde.