Campanha de Vacinação Antirrábica para Cães e Gatos começa na zona rural
Tem início na próxima segunda, 9, a 33a Campanha de Vacinação Antirrábica. A ação começa pela zona rural e de forma itinerante: equipes da Vigilância Ambiental, setor da Secretaria Municipal de Saúde, vão percorrer casas, sítios e fazendas, para imunizar cães e gatos. As equipes trabalham uniformizadas, com crachá e vão em carros identificados também.
Em 2019, a Campanha foi realizada somente na zona rural, pela falta de estoque de vacina para a ação na zona urbana. As doses são adquiridas pelo Ministério da Saúde que distribui para os Estados, que por sua vez organizam a entrega a seus respectivos municípios. Não é recomendado que o animal fique mais de dois anos sem ser imunizado contra a raiva. Quem tem cão ou gato que não tomou a vacina este ano e nem no ano passado, deve vaciná-lo na Campanha.
Para este ano, a estimativa é imunizar 22.935 animais: 20.338 cães e 2.597 gatos. Na última Campanha envolvendo zonas urbana e rural, realizada em 2018, foram 19.437 animais imunizados, sendo 16.840 cães e 2.597 gatos. Do número total, 2.948 foram animais da zona rural.
A partir do dia 20, a Campanha passa a ser realizada também na zona urbana, com drive thru em cinco locais diferentes, postos fixos e itinerantes em todas as regiões da cidade: leste, oeste, sul e central, além da vacinação no Hospital Veterinário da PUC, na zona oeste e na AAPA – Associação de Amigos e Protetores dos Animais, na zona sul.
A 33ª Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada pela Secretaria de Saúde, através das Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica, tem o apoio das Secretarias de Serviços Públicos, Esportes, Educação, Defesa Social e Promoção Social; da AAPA; do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária; da Paróquia São Judas Tadeu e da Empresa Circullare.