Você está em:

Campanha de Vacinação contra a Influenza é prorrogada até 30 de junho

Na Policlínica, atendimento vai até às 18 horas. Nos bairros, até às 16h30

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta, 29, a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que terminaria na próxima semana, em 5 de junho. Esta é a segunda prorrogação da Campanha, tendo em vista que a ação começou com prazo previsto para ser finalizada em 22 de maio. Segundo o Ministério, o objetivo é proporcionar aos municípios que ainda não atingiram a meta de vacinação, atender a este público. Dados parciais do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI – PNI), demonstram que foram imunizadas em todo o Brasil, até o dia 25 de maio, 48 milhões 059 mil 096 pessoas, de um total de 77 milhões 728 mil 419 pessoas, o que representa alcance de uma cobertura vacinal de 61,83%. O Ministério informa ainda que a meta de cobertura vacinal de 90% foi alcançada para os grupos das pessoas com 60 anos ou mais (113,3%) e para os trabalhadores da saúde (103,01%), entretanto a cobertura vacinal ainda não foi alcançada para os grupos prioritários convocados na segunda e terceira fase desta Campanha. O Ministério recomenda ainda que a Campanha tenha prosseguimento somente para os públicos-alvo estabelecidos para a ação: pessoas a partir dos 55 anos, profissionais da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, professores e auxiliares de desenvolvimento infantil das redes pública e privada de ensino, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto, pessoas com deficiência, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motorista e cobrador) e portuários, são categorias incluídas recentemente pelo Ministério da Saúde e que também podem receber a dose, assim como os povos indígenas.

Balanço Parcial Local

Em Poços de Caldas, foram aplicadas 42.771 doses até a última atualização dos dados, feita no dia 25 de maio. Seguindo o panorama nacional, a meta foi superada entre os idosos (115,51%) e entre os trabalhadores de saúde (132,63%). Os públicos com a menor cobertura vacinal registrada até esta atualização, são as crianças a partir dos 6 meses e menores de 6 anos (39,59%), as gestantes (36,44%) e as puérperas (35,06%). “Estes são os públicos que menos têm procurado as salas de vacina do que a gente tem observado e por isso fazemos este alerta, para que as mães procurem as salas de vacina e as que tiverem crianças na faixa etária dos 6 meses aos 6 anos incompletos, levem seus filhos também, para esta vacinação”, afirmou Gisele Scatola, Referência Técnica de Imunização. Segundo o Ministério da Saúde, o público estimado em Poços para a Campanha é de 56.869 pessoas, além dos trabalhadores do transporte coletivo e das pessoas com deficiência, grupos que não possuem estimativa prevista.

Postos de Vacinação

Na Policlínica Central, o atendimento é das 8h às 18h. Já nos bairros, a vacinação vai das 8h às 16h30, nas salas: São Jorge, Ponto da Cascata, Esperança II, Regional Sul, Kennedy I e Kennedy II, Quissisana, Santa Rosália/Santana, Vila Nova, Dom Bosco I, Nova Aurora, Jardim São Paulo, Regional Leste, Santa Augusta, Parque Pinheiros, Itamaraty, Caio Junqueira e São José. “Temos salas de vacinação em todos os pontos da cidade, temos também o trabalho de imunização realizado pelas nossas equipes na zona Rural. É muito importante que todas as pessoas atendidas nesta Campanha, segundo diretrizes do Ministério da Saúde, participem, procurem uma de nossas salas e se imunizem o mais rápido possível. Esta vacinação contribui sobremaneira para reduzir as complicações e as internações em decorrência de síndromes gripais. Esta prorrogação é mais uma oportunidade para se imunizar”, alertou o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi.

Documentação Necessária

Caminhoneiros, motoristas de coletivo e cobradores devem apresentar crachá da empresa ou Carteira Nacional de Habilitação nas categorias C, D e E. Já no caso das comorbidades e/ou doenças crônicas, o atestado médico é solicitado. Um documento oficial com foto é necessário para comprovar a idade. Já no caso dos profissionais de saúde, das forças de segurança e também dos professores, é importante portar a identidade funcional. A dose da vacina contra a Influenza imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS/ Organização Mundial de Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e derivados. A vacina contra a Influenza não imuniza contra o Novo Coronavírus, mas é fundamental para inclusive, facilitar o diagnóstico de Síndromes Respiratórias Agudas Graves, como a Covid-19.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social