Campanha de Vacinação contra Influenza começa na segunda (03)

A aplicação da vacina contra Influenza foi antecipada, neste ano, a partir de segunda-feira (03), o imunizante estará disponível e todas as salas de vacina.

O objetivo é reduzir as complicações, as informações e as mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus influenza, na população-alvo para a vacinação.

A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinar contra influenza. Em Poços, a estimativa de população-alvo para receber o imunizante é 60 mil pessoas.

Neste primeiro momento, 5.170 doses foram enviadas para Poços. A ampliação da vacina para os demais grupos acontecerá mediante recebimento de novas doses de vacina.

Serão contemplados nessa Campanha de vacinação:

Gestantes, Puérperas, Crianças (06 meses a 04 anos, 11 meses e 29 dias) e Pessoas a partir de 60 anos.

• Documento de identidade, Certidão de nascimento, CPF, Cartão do SUS e Carteira de Vacinação.

Professores

• Deverão receber a vacina, mediante apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa todos os profissionais da educação do ensino básico ( creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) e superior, de caráter público e privado.

-Pessoas com Deficiência Permanente

Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Este grupo inclui:

-Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;

-Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo;

–Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos;

–Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais como trabalhar, ir a escola, brincar etc.

– Forças de segurança e salvamento:

Deverão receber a vacina influenza, mediante apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa nas forças de segurança e salvamento.

• Integram esse grupo: policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis; e guardas municipais.

– Forças Armadas:

Deverão receber a vacina influenza, mediante apresentação de documento que comprove a sua vinculação ativa com o serviço de forças armadas ou apresentação de declaração emitida pelo serviço em que atua.

• Integram esse grupo: membros ativos das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica).

-Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros:

•  inclui-se neste grupo: • Manutenção de veículos e maquinários; • Operações (motoristas, cobradores, fiscais, etc.); • Serviços administrativos; • Serviços gerais (limpeza, conservação, vigilância, inspeção de segurança e etc). • Motoristas associados e/ou empregados de cooperativas e de empresas do transporte escolar
  •  Carteira de trabalho, comprovante de residência e comprovação de vínculo ativo no município.

A população que faz parte do público elegível deve procurar pela Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, para atualizar a caderneta de vacinação. Esse imunizante faz parte do calendário anual de rotina e já está atualizado contra a nova cepa da gripe.

Locais de vacinação – 08h às 16h

São Jorge – Av. Antônio Togni, N°2.055 (Vila Cruz)

UBS Jd. Country Club – Rua José Mendonça, nº131 (Jd. Country Club)

Ponto da Cascata – Rua Vicente Miranda, N°229 (Marco Divisório)