Capela de Santos Reis acolhe Encontro de Companhias de Santos Reis

Evento da Secretaria Municipal de Cultura foi realizado no último sábado

Pedindo licença para cantar o nascimento de Jesus, as Companhias de Santos Reis de Poços de Caldas ocuparam uma nova casa, a Capela de Santos Reis, na zona leste, que recebeu pela primeira vez o tradicional Encontro de Companhias de Santos Reis, no último sábado (26).

A fé e a devoção dos grupos de Folia de Reis ganharam contornos festivos pela retomada da realização do encontro, adiado por conta do agravamento da pandemia da Covid-19 no início do ano. Tradicionalmente, o evento acontece próximo a 6 de janeiro, Dia de Santos Reis.

O encontro, que faz parte do calendário cultural do município, tem como proposta a valorização e a preservação da cultura popular, atuando como ponto de encontro dos grupos locais e incentivo à manutenção da tradição da Folia de Reis no município. A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.

“Desta vez, realizamos o encontro de uma forma descentralizada, mais próxima da população, na zona leste. Acreditamos que viemos para ficar aqui na Capela de Santos Reis, que é tão simbólica. É um dia muito festivo, de muita alegria e só nos dá orgulho ser poços-caldense e poder vivenciar esta tradição”, destacou o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

Conhecidas em alguns locais como Ternos de Reis ou Bandeiras, as Companhias de Reis fazem parte de uma tradição que permanece no Sul de Minas, nascida da devoção a Santos Reis. O enredo da festa popular de origem portuguesa lembra a viagem dos três reis magos – Baltazar, Melchior e Gaspar – a Belém para encontrar Jesus recém-nascido.

A tradição de devoção a Santos Reis passa de geração em geração. “É uma tradição de muitos e muitos anos. Criamos a companhia e já temos dez anos cantando e representando Poços de Caldas”, conta o mestre Antônio Casimiro.

O apresentador do evento, Ailton Santana, o Mestre Bucha, também ressaltou a relevância do evento para garantir a preservação da cultura popular do município. “Essas manifestações são muito importantes para uma cidade que respeita as suas origens”, disse Mestre Bucha.

O vice-prefeito Júlio César de Freitas e a Mestre de Cultura Popular Dona Orlanda da Conceição prestigiaram o evento, que contou com boa presença de público durante todo o dia.

Participaram do encontro os seguintes grupos: Cia. de Reis Córrego D’Antas, Bons Caminhos, Benedito Luiz da Costa (Sr. Ditinho), Três Reis Santos, Sul das Gerais, Sr. José Vitor, Brasil Esperança (Sr. Amadeu) e Pedro Gomes.