Você está em:

CAPS AD | Conheça o serviço ofertado por esse equipamento da Rede de Atenção Psicossocial de Poços

O Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras drogas (CAPS AD) é um serviço destinado ao cuidado de crianças, adolescentes e adultos com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

Ele oferece tratamento a todos que tenham algum prejuízo devido ao uso de substâncias psicoativas (SPA’s), ou seja, substâncias que alterem o funcionamento normal do cérebro e possam trazer consequências orgânicas, psicológicas, familiares, jurídicas e demais transtornos para a vida social do indivíduo.

Dessa maneira, o CAPS AD se apresenta como uma alternativa para o tratamento de pessoas com dependência química, que antes tinham apenas na internação uma possibilidade de terem o seu sofrimento acolhido e tratado.

Essa alternativa viabiliza que as pessoas dependentes de SPA’s possam manter os seus laços familiares e comunitários, sem que precisem se distanciar de suas residências. Ao mesmo tempo, as internações não deixam de ser uma opção para o tratamento, mas passam a serem recomendadas apenas quando as demais possibilidades de atendimento tenham sido esgotadas. Portanto, essa forma de cuidado viabiliza realmente acolher o indivíduo, analisar como surge e qual a sua relação com o uso de substâncias. Além disso, a atuação no CAPS ainda visa trazer para perto e reconhecer a importância da família no tratamento, como é feito a partir de grupos de suporte e orientação para os familiares, com uma frequência semanal.

Nesse sentido, o CAPS AD é compreendido como um serviço de porta aberta, o que quer dizer que não há necessidade de encaminhamento para que, quem faz uso de substâncias psicoativas seja atendido.

Para o atendimento é solicitado o Cartão do SUS, identidade e CPF para que seja aberto o prontuário de quem venha usar desse serviço, para registro de sua evolução conforme as propostas sejam feitas e ele se engaje no tratamento. Assim, quando ocorrer esta busca esse indivíduo será acolhido e por intermédio desse acolhimento serão oferecidas propostas de atendimentos dentro do CAPS, bem como ele pode ser encaminhado para outros serviços conforme houver a necessidade.

Vale ressaltar que para o oferecimento desse cuidado em saúde, contamos com uma equipe multiprofissional, composta por: uma terapeuta ocupacional (referência técnica), três psicólogos, dois psiquiatras, uma assistente social, uma enfermeira, duas técnicas em enfermagem, além da equipe administrativa e de limpeza.  Essa diversidade de profissionais na equipe, se deve então, para que o usuário seja contemplado de acordo com a complexidade que a sua necessidade requeira.

O  CAPS AD funciona de segunda a sexta, das 08h às 18h. 

Informações

Endereço: Rua Paraíba, 200 – Centro – Poços de Caldas-MG

Telefones: (35) 3697-2249

 

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social