Cejusc realiza mais de 3 mil mediações em dois anos

O Cejusc comemora dois anos de atividades em Poços

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) comemora, nesta sexta-feira (3), dois anos de atividades em Poços de Caldas, com a importante marca de 3.148 mediações (processuais e pré-processuais). No período, foram firmados mais de 1.900 acordos, que solucionaram conflitos familiares, questões de direito do consumidor, serviços públicos, acidente de trânsito, de vizinhança etc.

O prefeito Sérgio Azevedo esteve no Cejusc, pela manhã, para cumprimentar a coordenadora da unidade, Tereza Conceição Lopes de Azevedo, e os servidores lotados na unidade, pelo importante trabalho realizado. O encontro contou com a participação dos secretários, Celso Donato (Governo), Ana Alice de Souza (Administração) e Fernanda Soares, assessora Jurídica do do Procon.

No primeiro ano do Cejusc, foram realizados 425 atendimentos (pré-processuais), configurando 322 acordos. Ou seja, 75,7% de resolutividade. Entre 2018/19, os atendimentos chegaram a 581 e houve 468 acordos firmados (80,5%).

Ainda, entre 2017/18, o Cejusc, realizou 1.165 atendimentos (processuais), com 618 acordos, gerando 53% de soluções. Entre 2018/19, foram 977 atendimentos e 496 acordos formalizados (50,7%).

Quando da inauguração, há dois anos, a coordenadora, Tereza Azevedo, disse que a Cejusc daria oportunidade das partes em conflito de dialogar e chegar a um termo comum. “A medida, proporciona celeridade, produz a paz social e conduz à justa solução de conflitos”, ressaltou à época.

Também participaram do evento, esta manhã, as servidoras lotadas no Cejusc: Renata Pereira, coordenadora Administrativa; Regina Aparecida Barbosa, Oficial de Apoio Judicial; e Sônia Regina de Oliveira Constâncio.

Renata informa que o Cejusc promove conciliação entre pessoas, independente da classe social. De acordo com a coordenadora, a ação do órgão tem ajudado a desafogar o Judiciário, porque agiliza na solução de conflitos e, também, contribui em questões relacionadas à cidadania.

O Cejusc está localizado na área central da cidade, à rua Minas Gerais, 598, esquina com rua Pernambuco, em espaço cedido pela prefeitura. O atendimento ao público, é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Os telefones de contato são: 3697.2575/2584

Atualmente, a diretora do Fórum em Poços é a juíza Alessandra Bittencourt dos Santos Depper. O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) é o desembargador, Nelson Messias de Morais.