Os moradores da zona sul de Poços que necessitarem de serviços relacionados ao INSS, ao SINE e também à Polícia Militar já não precisam mais ir ao centro da cidade. Basta se dirigir ao Centro de Atendimento ao Trabalhador, o CAT , que foi inaugurado oficialmente na manhã de sexta, 22. O CAT está localizado à rua Álvaro Quinteiro Junior, 345, no Conjunto Habitacional Dr. Pedro Affonso Junqueira. O telefone é o 3713-6975.
A iniciativa está inserida no Plano de Apoio e Inclusão ao Trabalho, Emprego e Geração de Renda, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET). O CAT surgiu de um diagnóstico realizado junto à população, levantando as necessidades em políticas públicas para facilitar o acesso dos moradores a determinados serviços essenciais. “Partimos também de um dado levantado pelo SINE local, de que 40% do público atendido era proveniente da zona sul. Então porque não criar um local, na própria região, para atender a esta demanda, gerando economia para as famílias?”, ressaltou o prefeito Sérgio Azevedo, durante a inauguração.
Ele lembrou ainda as inúmeras benfeitorias já realizadas na região sul da cidade, como o asfaltamento da Av.Alcoa, as novas instalações do CEI Santa Terezinha, a revitalização de praças, investimentos do DMAE para melhorar o abastecimento na região, unidade regional do SAMU e agora o CAT, que traz de volta um posto da Polícia Militar e ainda novos serviços, como o Sine e o INSS.
Anunciou ainda a completa revitalização da Av. Luciano Marras, com iluminação em led e fios subterrâneos, como no centro da cidade. Destacou também a geração de empregos para a região, com a vinda da rede de supermercados Mart Minas, que irá gerar 200 novos empregos e também as indústrias instaladas no minidistrito industrial, como a Jamer, que irá gerar empregos para mulheres, inclusive com curso de capacitação.
“Muitas destas ações são realizadas em parceria. No caso do CAT, com o governo do Estado, INSS e PM. Em outros casos, a parceria é com a Câmara Municipal. Quando as ações são feitas com integração entre o Executivo e o Legislativo, quem sai ganhando é a população”,concluiu Sérgio Azevedo, parabenizando e desejando sucesso aos servidores lotados no local, coordenados por Evandilma Cauvila.
O vice-prefeito Flávio Faria, que também é titular da SMDET, ressaltou a importância do CAT para a população, que fica mais perto de serviços tão importantes para a comunidade. “Trata-se de um serviço de abrangência social fundamental para atendimento da comunidade. Uma grande parceria com o governo do estado, o que proporcionou um benefício direto para todos. A ideia é ampliar o espaço físico do CAT da zona sul, oferecendo ainda mais serviços à população”.
Estiveram presentes à solenidade, além do prefeito e do vice, os vereadores Álvaro Cagnani e Pedro Magalhães, o gerente da agência do INSS Gabriel Ribeiro Marcello, o diretor regional da SEDESE, Nelson Maure; o comandante da 162ª CIA PM, capitão Marcus, além das secretárias municipais Ana Alice Souza (Administração) e Luzia Martins (Promoção Social), do coordenador da região sul, Plauto Coelho e do secretário adjunto de Obras, José Benedito Damião, do coordenador de Fomento à Indústria da SMDET, Mateus Lopes e representantes da comunidade.
Parceria
O CAT é fruto de parcerias entre a Prefeitura e o Governo do Estado de Minas Gerais, por sua vez representado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social – Diretoria de Desenvolvimento de Políticas para Inclusão ao Emprego, que celebraram um plano de trabalho e acordo de cooperação técnica para criação de um posto avançado com atendimento e orientação aos serviços do Portal Emprega Brasil e do aplicativo SINE Fácil.
A mesma parceria aconteceu com a agência central do INSS, que por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT), viabilizou o atendimento aos moradores da Zona Sul.
No CAT, a Prefeitura oferece diversos serviços públicos para os moradores, inclusive os de requerimento de benefícios previdenciários sem a necessidade de comparecimento à agência do INSS, no centro da cidade. O CAT conta com um servidor municipal, que faz o requerimento do benefício, a digitalização dos documentos e a autenticação para que o processo já chegue pronto para a análise no INSS.
O serviço, além de permitir maior comodidade ao cidadão, torna o processo mais rápido, pois resulta em redução no volume de atendimento das agências, e consequente liberação de servidores do INSS para a análise dos requerimentos de benefícios.
No CAT é possível também a formalização de Boletins de Ocorrência, numa parceria com a Polícia Militar, que também faz o atendimento às demandas da população no local.