CEREST promove reflexão sobre Saúde Mental no trabalho para profissionais da Secretaria de Educação

Na última quarta-feira (29), representantes do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CERST) estiveram reunidos com servidores da secretaria de Educação para ofertar um espaço reflexivo, onde pudessem repensar o sentido do educar, o propósito da educação e as implicações que tal gera na vida de cada trabalhador.

O momento foi realizado no auditório da secretaria de Educação e contou com a presença de aproximadamente 50 servidores públicos. A secretária de Educação, Maria Helena Braga e a secretária Adjunta de Educação, Débora Brianezzi Reis também estiveram presentes.

Os psicólogos, Cristiano e Rafael ministraram a palestra.

O Psicólogo responsável técnico pelo CEREST, Cristiano de Jesus Andrade explicou a necessidade do cuidado com a saúde do trabalhador. “A preocupação em ofertar cuidado com quem educa é fundamental. Uma vez que profissionais desta área, sempre estão disponíveis para os outros, o que muitas vezes pode fazer com que abram mão de se cuidarem para cuidarem das demandas que a eles se achegam. Desta forma, foi um modo de levá-las a avaliarem o real sentido do trabalho do educador no semestre que marcou a volta definitiva das aulas presenciais na rede pública em Poços de Caldas.”

No encontro, temas como prazer x sofrimento no trabalho; Políticas Públicas Familiares; Consciência profissional x pessoal e sentido da vida foram apresentados pelo psicólogo ao longo da palestra, como forma de fortalecerem as crenças já construídas pelos profissionais, bem como para elucidar a importância de não se perderem de suas origens.

A secretária adjunta de Educação, Débora Brianezzi Reis falou da importância do momento, visto que neste ano retornaram as aulas presenciais. “Muito importante essa conversa que tivemos. Nós educadores estamos sempre preocupados em cuidar dos outros, da escola, dos educandos, dos professores e as vezes nos esquecemos de cuidarmos de nós. O cuidado precisa ser recíproco. Tivemos a oportunidade de estarmos refletindo sobre nossas ações de cuidar e avaliarmos o nosso 1° semestre, já que retornamos com as aulas presenciais e encaramos muitos desafios com a pandemia”

A expressão corporal como uma forma de tomada de consciência de si, também foi trabalhada no evento. O Estagiário de Psicologia do CEREST, Rafael da Silva Xavier explicou a importância de se realizar esta prática no posto de trabalho. “Nosso corpo, assim como a vida, está em movimento. E para isso, precisamos tomar consciência da nossa representação no mundo e da necessidade de nos cuidar no ambiente de trabalho”.

Vale destacar que além desta intervenção, ao longo do mês de Junho, nas quartas e quintas, o CEREST proporciona um espaço para rodas de conversa com coordenadores, diretoras e vice-diretores, onde podem falar de suas angústias, frente ao retorno as aulas, bem como partilharem das vivências realizadas em cada instituição.

CEREST

O CEREST é um espaço de cuidado, que acolhe trabalhadores de diversos seguimentos, sejam da iniciativa privada, do serviço público ou autônomos.

Mais informações podem ser adquiridas na sede do CEREST, localizado Rua Araguaia, Nº 259, ou pelos telefones: 3697-2397, ou 3697-2064.