Cerimônia emocionante marca premiação do 41º Concurso de Textos em Prosa e Poesia

Comissão Avaliadora participou da solenidade

O 41º Concurso de Textos em Prosa e Poesia premiou os vencedores dos quatro níveis, nas categorias Poesia e Prosa, em solenidade realizada na última quinta-feira (7), no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca. A arte deu o tom do evento, que se iniciou com a apresentação do duo de flauta e piano do Conservatório Musical, formado por Lucas Herrera e Mirela Marques Fuentes Teixeira.

Depois, as portas se abriram para a literatura, tanto na apresentação dos textos premiados como nas performances emocionantes dos parceiros literários Jaciane Lisboa, Maria Clara Lisboa, Mario Augusto, Benício Augusto e Bruna Vilela Peres, tudo emoldurado pelo icônico cenário produzido pela professora de Língua Portuguesa da rede municipal, Loredany Vilela Galindo, que criou o ambiente inspirado na identidade visual do concurso.

A secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, rememorou o contexto de criação do Concurso de Textos em Prosa e Poesia e destacou a relevância da iniciativa no fomento à leitura e à literatura no município. “O concurso também dá voz aos nossos estudantes e é uma oportunidade para que eles expressem o que estão sentindo, suas emoções e experiências”, afirmou.

Finalistas apresentaram os textos selecionados

As premiações foram entregues pelos membros da Comissão Avaliadora composta pela jornalista e graduada em Letras pela Universidade Federal de Lavras, Carolina Barbosa e por Sérgio Roberto Montero Aguiar, professor de Literatura e mestre em Literaturas Espanhola e Hispano-americana pela Universidade de São Paulo. Montero falou sobre o carinho que tem por Poços de Caldas e do prazer em integrar a comissão. “Espero estar aqui novamente no próximo ano”, destacou.

Neste ano, foram ao todo 211 produções inscritas, sendo 132 poemas e 79 textos em prosa, de 26 escolas das redes municipal, estadual e particular. Na solenidade, foram premiados os dois primeiros colocados de cada nível e categoria, que receberam troféus, certificados e prêmios como equipamentos eletrônicos, chocolates e livros, dos parceiros Leiturinha, Ferrero, Receita Federal e Cristais São Marcos.

Confira os vencedores:

Professora Loredany Vilela foi homenageada pela criação do cenário

POESIA

Nível I
1º lugar: Isabella Gomes – Girafa – E.M. José Avelino de Melo
2º lugar: João Victor da Silva Teixeira – O Relógio – E.M. José Avelino de Melo

Nível II
1º lugar: Pietra Giudice Silveira – O Arco-íris – Colégio Objetivo
2º lugar: João Pedro de Souza Ferreira Pereira – E.M. Raphael Sanches

Nível III
1º lugar: Caio de Oliveira Vasconcelos – O tema que não existe – Colégio Objetivo
2º lugar: Letícia Barreira de Souza – Espelho – Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza

Nível IV
1º lugar: Stella Borges de Melo – Singular – Instituto Educacional São João da Escócia
2º lugar: Guilherme Vieira Françoia – Efêmera Paisagem – Instituto Educacional São João da Escócia.

PROSA

Nível II
1º lugar: Willian Fernandes de Oliveira – A Peteca – Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza
2º lugar: Atenah Miranda Nascimento – A menina que colecionava – Colégio Objetivo

Secretária de Educação destacou a relevância da iniciativa

Nível III
1º lugar: Maria Fernanda Carvalho Leite – Ausência de Palavras – Escola Profissional Dom Bosco
2º lugar: Eduardo Melo Bertozzi – Envelhecimento – Instituto Educacional São João da Escócia

Nível IV
1º lugar: Beatriz Teixeira Neófiti – Ciranda da Vida – Colégio Jesus Maria José
2º lugar: Júlio César Dearo Silva – Rotina – Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza.