O aposentado Valdomiro Araújo, 73, agora está em casa se recuperando da cirurgia de catarata no olho direito. Ele foi um dos pacientes atendidos no sábado, 30, no Hospital da Zona Leste. “Fui ao oftalmologista e ele disse que eu teria que operar. Agora, nestes últimos dias eu percebi que a vista estava piorando gradativamente, então a cirurgia foi marcada”. A pensionista Regina Célia Leite, 74, também relata sintomas trazidos pela catarata. “Estava lacrimejando muito e mais difícil pra ler, pra assistir TV, então foi muito bom que saiu a cirurgia logo, porque eu acho que não deu dois meses de espera”.
A retomada dos mutirões de cirurgia de catarata foi uma das primeiras ações do prefeito Sérgio
Azevedo, no início de 2017. Nestes quase três anos de atendimentos, já foram mais de três mil cirurgias realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio de parceria com o Cismarpa – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião Alto do Rio Pardo. “Sem dúvidas é muito especial poder devolver a oportunidade de enxergar, de enxergar bem e de ter qualidade de vida a tantas pessoas. A cada vez que venho a estes atendimentos, saio feliz por receber este carinho e este reconhecimento. O mais importante é ver que zerada aquela longa fila de espera que havia lá no início de 2017, agora as pessoas conseguem ser atendidas de forma mais rápida, em tempo reduzido. O trabalho continua”, disse o prefeito.
O secretário de Saúde Carlos Mosconi, também esteve no Hospital da Zona Leste no último sábado, conversando com os pacientes e com a equipe responsável pelos atendimentos. “Estas ações são muito gratificantes porque a gente percebe a melhoria direta na qualidade de vida e no bem-estar das pessoas atendidas. Mais uma vez, agradecemos a dedicação dos profissionais envolvidos e do Cismarpa, que são fundamentais para este resultado”.
Este ano, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Cismarpa, também zerou a fila de espera por consulta oftalmológica. Resultado obtido graças a um aumento significativo no número de atendimentos ofertados. Em 2016, foram 4.229 consultas. Em 2017, 6.059 atendimentos, em 2018, 7.651 e em 2019, já são mais de 11 mil consultas agendadas. “Foi um trabalho concentrado para atender a todas as pessoas que estavam há meses, há anos, aguardando uma consulta. Neste processo de agendamento, alguns pacientes não foram localizados, possivelmente porque mudaram de endereço ou de telefone. Então, a quem estava nesta espera e que por ventura não tenha sido chamado para o atendimento, nós orientamos a procurar a unidade básica de saúde para se informar e receber o encaminhamento necessário”, finalizou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.