Com ações ampliadas, Festcine começa nesta sexta-feira em Poços

Evento conta com mostra competitiva, estudantil, palestras, bate-papos e apresentações musicais gratuitas

Com a expectativa de receber pelo menos 1,5 mil pessoas, a 5ª edição do Festival Nacional de Cinema de Poços de Caldas, o Festcine, começa nesta sexta-feira (8) e vai até a próxima quarta-feira (13), desta vez no Hotel Floresta, com entrada gratuita. A abertura está marcada para 19h e terá apresentação da orquestra Quinteto Gravy Brass. Na sequência tem início a mostra competitiva com exibição dos filmes de ficção.

A grade do encontro foi ampliada e neste ano conta com palestras, mostras competitivas, premiações, apresentações musicais, além da novidade: um festival estudantil com filmes de até cinco minutos, feitos com tecnologia móvel.

Para o organizador da mostra, Bruno Benetti, uma das marcas do evento é fortalecer o networking no mercado audiovisual no Sul de Minas. “O evento tem crescido e neste ano ampliamos também o número de dias da mostra, incluímos o festival estudantil e queremos proporcionar um espaço de troca de conhecimentos entre produtores, diretores e também o público do audiovisual na região”, destacou Benetti.

Programação
A sexta-feira marca o início festivo da mostra. No sábado, a partir das 15h, o evento conta com mostra competitiva de documentários, às 17h há a exibição do filme “Meia-noite na floresta”, seguido de bate-papo. Às 18h, o cineasta Fernando Assis faz uma palestra sobre “Travel Movie”. Na sequência, Victor Alencar fala sobre “Direção de fotografia, arte e cênica”. Mais tarde, às 20h, Ariene Ferreira fala sobre “Produção Executiva em Foco”. Às 21h, Sabrina Duarte faz uma palestra sobre “Videoclipes e seus fragmentos”. Às 22h ocorre o encerramento com um Luau no Hotel Floresta.

Já no domingo (10), o Festcine tem início às 16h, com anúncio dos filmes vencedores e exibição do filme “Ter ou não ter: eis a pressão”, seguido de bate-papo. Das 19h às 20h, ocorre a mostra não competitiva.

Outra novidade deste ano é que o Festcine vai realizar atividades em outros espaços. Na segunda-feira (11), o cineasta China Trindad faz uma palestra às 10h na Escola Estadual David Campista, falando sobre “É possível viver de audiovisual dentro da música?”. Em seguida, às 14h, ocorre a apresentação dos filmes vencedores da mostra estudantil.

Entre as presenças confirmadas podem ser destacadas a do diretor de fotografia Victor Alencar, que já trabalhou com artistas como Pitty, Trago e Cláudia Leite, bem como a diretora Sabrina Duarte, que já trabalhou com empresas como Natura, Vogue e a artista Liniker e os Caramelows.

Sobre o Festcine
O Festcine acontece em Poços de Caldas desde 2015 e é realizado pelo Instituto Benetti e pela Alterea Filmes, com patrocínio do DME através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Secretaria de Turismo e Governo de Minas Gerais. O evento tem apoio da Cristais Cá d’Oro e Won Marketing Inteligence.

Em cinco anos, o Festcine já recebeu cerca de mil filmes para exibição e um público de quase cinco mil pessoas. Para este ano, a expectativa é receber pelo menos mil pessoas durante os três dias de evento.

Já passaram pelo festival cineastas de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Pouso Alegre, Campinas, Caconde, Nova Resende, entre outras. O festival também já recebeu atores e cineastas como Letícia Colin, Nalini Narayan, Natali Pazete, Lucas Gama, Fernando Mendonça, Euler Santi, Gastão Coimbra, Carlos Primati, Luiz Fernando Alvez Pinto, entre outros.

A programação é gratuita e pode ser acessada no site www.festcine.com.br.