Conferência Municipal de Cultura propõe elaboração de programas setoriais para a área

Em 1952, no 30º aniversário da Semana de Arte Moderna de 1922, o poeta Manuel Bandeira afirmou: “Acho perfeitamente dispensável comemorar o trigésimo aniversário da Semana. Que esperassem o centenário. Se no ano 2022 ainda se lembrarem disso, então sim”. E sim. Cem anos depois, o legado desse marco do chamado movimento modernista continua a ser inspiração, até mesmo para a identidade visual criada especialmente para a IV Conferência Municipal de Cultura de Poços de Caldas, cuja programação oficial prevista foi finalizada neste sábado (19).

As formas e cores de Tarsila do Amaral são a referência para o projeto gráfico da Conferência, criação das estagiárias de Publicidade da Secretaria Municipal de Cultura, Pâmela Frison e Lavínia Du Valle, que conversa artisticamente também com as peças da campanha “Cidade linda de viver”, em alusão aos 150 anos de Poços de Caldas, outra importante efeméride de 2022.

E, se Cultura é legado, a IV Conferência Municipal de Cultura, que teve início na última terça-feira (15), pretende preencher uma importante lacuna no planejamento cultural da cidade, a partir da elaboração de programas setoriais que visam agrupar e sistematizar ações concretas nas diversas linguagens artísticas e áreas de atuação, a partir das metas previstas nos eixos do Plano Municipal de Cultura: Gestão; Formação/Capacitação; Financiamento/Fomento; e Difusão.

As discussões para a realização da Conferência apontam que o planejamento para a área cultural prevê quatro etapas: Política, Plano, Programa e Projetos. A política pública na área está delineada pelo Sistema Municipal de Cultura, que se materializa no Plano Municipal de Cultura. Neste sentido, os grupos de trabalho da IV Conferência visam iniciar a elaboração de programas setoriais, “para que possamos ampliar o alcance efetivo das metas estabelecidas no Plano Municipal de Cultura, através da integração de ações que querem alcançar os mesmos objetivos. É o começo deste trabalho de grande complexidade e importância”, conforme explica a arte-educadora, fotógrafa, roteirista, produtora e gestora cultural e conselheira do Conselho Municipal de Política Cultural, Daniela Marco Antonio Alvisi.

O secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, ressaltou que o trabalho da Conferência não termina com o encerramento da programação oficial, neste sábado (19). “A partir de agora, continuamos em estado de conferência, para darmos prosseguimento aos trabalhos de elaboração dos programas por eixos do Plano Municipal de Cultura”, informou.

“O principal objetivo do início desse nosso estado de conferência é avançar na maneira como a cidade vai aplicar os recursos do orçamento da Cultura, iniciando a criação de programas que melhor vão nos orientar e fazer com que a aplicação desses recursos seja mais efetiva”, completou a conselheira Daniela Marco Antônio Alvisi.

Presente ao encerramento do evento, o prefeito Sérgio Azevedo recebeu as demandas e encaminhamentos da IV Conferência Municipal de Cultura e destacou que o Poder Público é parceiro para a implementação das ações sugeridas.

Participaram remotamente como convidados da tarde deste sábado, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, o secretário da Cultura do Espírito Santo e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Fabricio Noronha, e a assessora da Secretaria de Educação de Alfenas e membro da Comissão Organizadora Nacional da Conferência Popular de Cultura, Isabelle Medeiros de Freitas.