Confira dicas de saúde e os horários de funcionamento dos serviços durante o Carnaval

Farmácia da Policlínica vai atender no sábado, 2 e na segunda, 4, das 8h às 17h

Vem aí um dos feriadões prolongados mais esperado pelos brasileiros, o Carnaval. Os serviços essenciais de Saúde: pronto-atendimento da UPA, do Hospital Municipal Margarita Morales e SAMU, funcionam 24 horas por dia, como já acontece normalmente. A Assistência Farmacêutica do Município vai manter plantão de atendimento na Farmácia da Policlínica Central, com funcionamento neste sábado, 2, e na segunda, 4, das 8h às 17h. Na quarta, 6, as quatro unidades da Farmácia Municipal voltam a atender, assim como as Unidades Básicas de Saúde, os Núcleos Especializados e demais serviços.

Dicas

Alegria com saúde é sempre a melhor combinação para o Carnaval. E como informação nunca é demais, vale lembrar as dicas dadas pelo SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: beba bastante água, use roupas que permitam a transpiração do corpo e faça uma alimentação leve antes de sair de casa. Se a folia for durante o dia, o protetor solar é necessário tanto para adultos, quanto para crianças. Não use drogas, evite o envolvimento em brigas, não aceite bebidas ou alimentos de desconhecidos e esteja sempre atento ao seu copo. Para a segurança de todos, vale sempre aquela conhecida frase: se beber, não dirija! O ideal é não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, mas se a sua companhia de folia não seguir este conselho, passar da conta e apresentar sintomas de embriaguez, o procedimento correto é entrar em contato com alguém da família ou levá-la até uma unidade de pronto atendimento. Portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensão ou cardíacos, por exemplo) não podem interromper a medicação em momento algum, inclusive durante o Carnaval.

Quando chamar o SAMU

O SAMU 192 deve ser acionado em casos de: problemas cardio-respiratórios; intoxicação exógena e envenenamento; queimaduras graves; na ocorrência de maus tratos; em trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto; em tentativas de suicídio; casos de crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito; quando houver acidentes/traumas com vítimas; afogamentos, choque elétrico; acidentes com produtos perigosos; suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns); agressão por arma de fogo ou arma branca; soterramento ou desabamento; crises convulsivas, transferência inter-hospitalar de doentes graves, além de outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Então, Previna-se!

Preservativos serão distribuídos neste início de Carnaval

O preservativo é indispensável em todas as relações sexuais e para reforçar isso, a equipe do Programa Municipal DST/AIDS estará nesta sexta, 1, a partir das 19 horas, na escadaria da Prefeitura, onde será feita a entrega simbólica da chave da cidade, pelo prefeito Sérgio Azevedo, ao Rei Momo da Charanga dos Artistas. Já no sábado, 2, a partir de 8h30, a equipe de saúde estará no pórtico do Marco Divisório, recepcionando os turistas. Em ambas as ocasiões, serão distribuídos folders e preservativos. A ideia é alertar para a importância da prevenção das infecções sexualmente transmissíveis.