Você está em:

Confira os Horários da Fundação Hemominas durante a Semana Santa

Salão foi reorganizado para evitar aglomerações

Durante a Semana Santa, de 6 a 10 de abril, o expediente da Fundação Hemominas em Poços de Caldas, sofrerá alterações. Na segunda e terça, dias 6 e 7, o atendimento aos doadores será somente no período da manhã, das 7h às 11h30. Na quarta, 8, haverá atendimento das 7h às 11h30 e das 16h às 20h. Na quinta, 9, a coleta será das 7h às 11h30 e, na sexta, 10, não haverá expediente. Para manter os atendimentos de forma segura durante a pandemia da Covid-19, bancos foram colocados na área externa da Unidade. No salão de espera, foi aumentado o espaço entre as cadeiras e há o pedido para que o doador não leve acompanhantes, como forma de diminuir o número de pessoas no local e evitar aglomerações.

Agendamento

Orientações visam evitar a proximidade física entre os doadores durante a pandemia

O agendamento prévio da doação pode ser feito por três canais: pelo número com ligação gratuita 155 – opção 1; pelo site: hemominas.mg.gov.br; ou pelo Aplicativo MGAPP. É fundamental estar com boa saúde, para fazer a doação. Quem está com sintomas como tosse, coriza, cefaleia, mal estar, diarreia, dores de cabeça ou no corpo não pode doar e deve esperar pelo menos sete dias após estes sintomas, para fazer a doação. A Fundação fica na Avenida José Remígio Prézia, 303. Mais informações podem ser obtidas pelo (35) 2101-9300. A unidade da Hemominas na cidade, atende a 12 hospitais da região.

Informações Gerais

Bancos foram colocados na área externa, para evitar aglomeração no salão de espera

Para doar é necessário ter e estar com boa saúde, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e não estar em jejum. Há ainda outras regras, como não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e não ter sido submetido a exames de endoscopia ou broncoscopia nos últimos seis meses. Quem tomou algum tipo de vacina deve aguardar pelo menos 48 horas para fazer a doação. No caso da vacina contra o sarampo, a orientação é, fazer a doação antes de se vacinar ou, esperar pelo menos quatro semanas, caso já tenha sido imunizado. E para quem foi diagnosticado com sarampo, é necessário aguardar 21 dias após a cura, para fazer a doação. No caso dos menores de 18 anos é necessário ir acompanhado de um responsável ou levar a autorização para doação, assinada. É obrigatório que o doador apresente documento oficial com foto.

A doação dura em média, de 40 a 50 minutos, incluindo todo o processo de avaliação médica, alimentação e hidratação. Homens podem doar a cada três meses e mulheres, a cada quatro meses. No caso dos homens, são retirados 450 ml de sangue e das mulheres, 410 ml, quantidades seguras e que não causam riscos ou fazem falta ao organismo de quem doa. Antes do procedimento, os doadores recebem orientações, passam por rápida testagem hematológica e ganham um lanche, disponibilizado também após a doação. A captação de sangue é um processo seguro, realizado por profissionais capacitados e que segue todas as normas de proteção e segurança. Além disso, os critérios para doação de sangue são normatizados pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de garantir segurança para quem doa e sangue de qualidade para o paciente que o recebe.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social