Você está em:

Confira os vencedores do 14º Concurso de Qualidade dos Cafés

Oitenta e oito cafeicultores do município participaram da décima quarta edição do Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas. A cerimônia de premiação aconteceu no último sábado (25), na sede da Assodantas, e contou com a participação de produtores rurais, representantes de entidades organizadoras e outras autoridades.

Este ano, o concurso recebeu 92 amostras nas 5 categorias da competição. Todos os cafés inscritos foram submetidos à análises físicas e sensoriais, seguindo uma metodologia internacional que avalia atributos como aroma, sabor, acidez, corpo e finalização.

Na estreante categoria Café Orgânico, o grande vencedor foi Ivanir Antônio, com a pontuação média de 84,35. A primeira colocação da categoria Café Natural ficou com Ana Maria Cagnani Leite, que atingiu a pontuação de 85,05. O campeão da categoria Café Natural Microlote, com 84,95 pontos, foi Márcio Junqueira Souza e Silva.

Já a categoria Café Cereja Descascado garantiu o primeiro lugar a André Luis Gonçalves, com 84,5 pontos, e na categoria Café Cereja Descascado Microlote, a vencedora foi Ana Maria Cagnani Leite, com pontuação média de 84,5.

“Apesar das dificuldades enfrentadas pelos produtores, principalmente neste ano, com geada e falta de chuva, estamos muito felizes com o recorde de participação pelo segundo ano consecutivo. Isso mostra que o concurso está em constante crescimento e que valoriza o trabalho dos cafeicultores da nossa cidade”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Thiago Mariano, que aproveitou o evento para anunciar uma novidade. “Em novembro, Poços de Caldas marcará presença na Semana Internacional do Café, considerada uma das maiores e principais feiras do mundo.”
Durante a cerimônia de premiação, os organizadores também prestaram uma homenagem ao produtor rural Luis Carlos Zanette, que participou de todas as quatorze edições do concurso, além de estar à frente da Assolima (agora Agripoços), uma cooperativa que reúne mais de 70 famílias de diversas cidades da região.

Live
O resultado do 14º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas foi revelado no dia 22 de setembro durante uma live transmitida pelo Facebook, que alcançou, até o momento, mais de 3 mil pessoas. Além da divulgação dos vencedores, o evento online realizou o leilão das sacas premiadas, que foram arrematadas por valores entre R$ 1.250 e R$ 2.650.

Em vídeo gravado e exibido na abertura da live, o presidente da Café Poços, João Senna, parabenizou os participantes e destacou a qualidade dos cafés produzidos na cidade. “Nossa região é considerada excelente para a produção de cafés especiais devido à uma série de fatores, como clima agradável e ameno, terras férteis e vulcânicas e boa altitude, garantindo condições ideais para a produção de cafés de alta qualidade. Então, parabenizo todos os cafeicultores que, com muito trabalho, elevam o nome de Poços de Caldas como uma cidade que produz excelentes cafés.”

Promovido pela Prefeitura de Poços de Caldas, Café Poços, IF Sul de Minas e Emater MG, o 14º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas conta com o apoio da Cristais São Marcos, Assolima, Assodantas, Sindicato dos Produtores Rurais, Sebrae e Associação Cafés Vulcânicos da Região de Poços de Caldas. O patrocínio é da Coopama, Sicredi e Bourbon Specialty Coffees.

Resultado

Categoria Café Orgânico

1º lugar – Ivanir Antônio – 84,35
2º lugar – Paulo Henrique Marquezini Leite – 83,65
3º lugar – Ademir Antônio – 83,60
Categoria Café Cereja Descascado Microlote
1º lugar – Ana Maria Cagnani Leite – 84,5
2º lugar – Cleber Nery Morais – 83,55
3º lugar – Edilaine Zaneti Morais – 83,25

Categoria Café Cereja Descascado

1º lugar – André Luis Gonçalves – 84,5
2º lugar – Caio Eduardo Junqueira – 83,6
3º lugar – Ruth Maria Arruda Camargo Junqueira – 83,55

Categoria Café Natural Microlote

1º lugar – Marcio Junqueira Souza e Silva – 84,95
2º lugar – Sebastião Carlos Bertozzi – 84,4
3º lugar – Marcelo Morais – 84,3
Categoria Café Natural
1º lugar – Ana Maria Cagnani Leite – 85,05
2º lugar – Francisco Marinaro – 84,95
3º lugar – Gustavo Henrique Dias Dalava – 84,4

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social