Você está em:

Conheça o trabalho realizado pela Atenção Primária dentro da Rede de Atenção Psicossocial

Atendimento psicológico coletivo realizado pelo psicólogo da Atenção Básica

A Rede de Atenção Psicossocial de Poços é completa e conta com diversos serviços direcionados para cada grau de sofrimento mental.

Na Atenção Primária de Saúde, as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) são a porta de entrada para as ações imediatas dedicadas à saúde e ao cadastro da população como forma de definir os indicadores e propor ações em benefício da população.

A equipe da ESF é interdisciplinar e composta por enfermeiros, médicos (clínicos gerais), técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliar de administração e auxiliar de higienização e tem o objetivo de oferecer um atendimento às demandas de baixo e médio risco.

Em algumas unidades de saúde, há a disponibilidade de serviços em odontologia e especialidades médicas, além da possibilidade de oferecer à populações diversas formas de terapias compreendidas nas Práticas Integrativas e Complementares (PICS).

As informações registradas pela ESF alimentam o sistema e permite que outros serviços de saúde consigam fazer o acompanhamento dos pacientes em relação à manutenção de sua saúde, além de poder contar com a troca de informações quando necessário para se estabelecer um Projeto Terapêutico Singular (PTS) para os pacientes em questão.

Dentro da Atenção Primária tem também o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), que são equipes de caráter interdisciplinar (assistentes sociais, educadores físicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais etc.) que oferecem apoio às equipes de saúde da família a partir da atuação em atendimentos individuais e coletivos, proposição de grupos temáticos, matriciamentos, capacitações, projeto terapêutico singular, ações em instituições escolares e organizacionais entre demais atuações que operam em fortalecer os serviços disponibilizados pela Atenção Primária.

Atualmente Poços conta com 38 unidades de PSF’s para atender a demanda da população.

 

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social