Neste sábado, a partir de 8 da manhã, os agentes de endemias do setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde vão à campo, para a realização de mais um mutirão de limpeza. Desta vez o bairro escolhido para receber a ação é o Conjunto Habitacional Doutor Pedro Afonso Junqueira, na zona Sul. Durante toda a manhã, os servidores percorrerão ruas do bairro, recolhendo garrafas, vasos, embalagens vazias, pneus e outros objetos que possam representar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Nesta sexta, 13, os agentes passaram pela área, conversaram com os moradores e distribuíram sacos de lixo. “Pedimos para que eles vistoriem seus quintais e já deixem acondicionados nestes sacos, o que querem descartar, para facilitar e agilizar nosso trabalho neste sábado. Tivemos muita receptividade na ação desta sexta e é com este apoio que nós contamos para intensificar esta ação tão importante”, comentou a agente e supervisora do Controle da Dengue, Márcia Helena Geremias de Paula. A ação é uma parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, com a participação de servidores e a utilização de caminhões para o transporte do material coletado. A iniciativa integra o 5º Mutirão Regional de Combate ao Mosquito Aedes, promovido pela EPTV e pelas prefeituras participantes.
No LIRAa – Levantamento Rápido de Infestação do Mosquito Aedes aegypti, realizado em outubro, o Índice de Infestação Predial apurado foi de 0,3%. Dentre os 3.577 locais visitados, foram encontrados 10 focos do mosquito Aedes, sendo que todos estavam dentro de residências ocupadas, o que reforça a importância de cada pessoa cuidar da sua casa, do seu terreno ou do seu quintal.
Em Poços, este ano, foram registrados 31 casos de dengue, sendo 18 autóctones, ou seja, contraídos no município. Foram registrados 3 casos de chikungunya no mesmo período. Não houve notificação de zika.