Você está em:

Coopergore comemora 10 anos de atividade

Cooperadas com representantes dos parceiros e autoridades no evento em comemoração aos 10 anos da Coopergore

Na última terça-feira (28), a Coopergore reuniu amigos e parceiros para a comemoração dos seus 10 anos. O evento foi realizado no auditório da Unimed Poços, ocasião em que foi apresentada a história de sucesso da Cooperativa e suas principais conquistas.

Estiveram presentes várias autoridades, entre elas o prefeito Sérgio Azevedo e o secretário de Serviços Públicos, Thiago Biagioni; representantes dos parceiros, como Leonardo Severini, do Atacado Vila Nova; Odilon Trefíglio, Benjamim Posso e Tania Magalhães, da Unimed Poços; Graziela Loures, da Alcoa; Elaine Marques e Andréa Pereira, da Circullare, e Vanessa Bastos, do DMAE, entre outros. Também prestigiaram os muitos amigos da Coopergore.

A cerimônia foi aberta por Tania Magalhães, diretora da Unimed Poços, que lembrou o início da Coopergore e ressaltou a importância do trabalho que as cooperadas desenvolvem para o meio ambiente. “Temos muito prazer em dizer que a Coopergore nasceu no auditório da Unimed Poços e que acompanhamos as lutas e desafios destas mulheres”, destacou Tania. “Particularmente, tenho imenso orgulho de dizer, onde estiver e ter a oportunidade, que Poços de Caldas possui efetivamente coleta seletiva de óleo. Poucos municípios brasileiros têm esta prestação de serviço à comunidade e ao setor público, protegendo as redes de esgoto dos estragos feitos pelo óleo desprezado inadequadamente. Nascemos em uma cidade abençoada pelas águas termais e isto aumenta muito a responsabilidade em relação à proteção dos mananciais e dos pontos de recarga, dignificando ainda mais o trabalho da Coopergore”, completou.

Em seguida, Rita de Cássia Rodrigues, presidente da Coopergore, acompanhada pelas sete cooperadas, apresentou um balanço deste 10 anos e fez um agradecimento aos parceiros. “Em 2008, quando iniciamos a nossa Cooperativa, não tínhamos ideia de que cresceríamos tanto. Nos surpreendemos com o que já conquistamos e temos muitos planos para o futuro, como a construção da sede própria, a implantação de usina de biodiesel e a ampliação do trabalho de conscientização da comunidade em relação ao descarte correto do óleo”, disse Rita, emocionada. “Mas não teríamos chegado até aqui sem os nossos parceiros, fundamentais na nossa caminhada. Obrigada a todos que acreditaram no nosso trabalho”, disse.

Sobre a Coopergore
Os 10 anos da Coopergore marcam não só uma década de contribuição ao meio ambiente, mas também a força do trabalho cooperativo e a garra de mulheres que acreditaram em um sonho.

A história da Coopergore teve início a partir de um projeto social, desenvolvido pelo Atacado Vila Nova e o Instituto Abade na Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco, na Vila Togni, que selecionou 50 famílias para participar de cursos de artesanato, culinária e reciclagem. Um grupo de mulheres optou pela reciclagem e foram elas que fundaram a Coopergore, em agosto de 2008.

Com muitas dificuldades, as cooperadas começaram produzindo sabão e, muitas vezes, pensaram em desistir. Algumas desistiram, mas outras permaneceram firmes, buscando novas alternativas. Após uma palestra que assistiram sobre a produção de biodiesel a partir de óleo e gordura reciclados, elas vislumbraram novo futuro. Com o apoio da Unimed Poços, da Alcoa e da Mineração Curimbaba, iniciaram uma nova fase da Coopergore.

Hoje, com oito cooperadas, a Coopergore coleciona conquistas. Começou coletando 300 litros/mês e hoje já coleta mais de 18 mil litros/mês, vendidos diretamente ao fabricante biodiesel, sem atravessadores. Nestes 10 anos, elas coletaram 1.070.093 litros de óleo.

Só para se ter uma ideia da importância do trabalho da Coopergore, basta lembrar que um litro de óleo de cozinha pode poluir cerca de 10 mil litros de água, mas algumas estimativas dizem que um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água (esta quantidade de água é aproximadamente o que uma pessoa consome em 14 anos). A poluição pelo óleo faz encarecer o tratamento da água em cerca de 45%, além de agravar o efeito estufa, já que o contato da água poluída pelo óleo, ao desembocar no mar, gera uma reação química que libera gás metano, um componente muito mais agressivo que o gás carbônico. Também desenvolvem um trabalho junto às escolas da cidade sobre a importância do descarte correto do óleo, ajudando a transformar crianças e jovens em cidadãos mais conscientes.

Além de Poços de Caldas, a Coopergore atende várias cidades da região: Andradas, Divinolândia (SP), Caldas, Santa Rita de Caldas, Bandeira do Sul e Ibitiura de Minas.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social