Coronavírus: atualização do boletim desta segunda-feira, 06 de abril

O Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, nesta segunda-feira, 6, mostra que em Poços de Caldas são 276 notificações do Novo Coronavírus – Covid 19. Destas, 272 são casos suspeitos, 2, descartados e 2, confirmados. Em Minas são 48.849 notificações; 47.715 casos suspeitos; 525 confirmados, 576 descartados e 9 óbitos por Covid-19. As atualizações estão disponíveis no endereço eletrônico: www.saude.mg.gov.br/coronavirus – “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais”. Até o fechamento deste Boletim, 7 pacientes suspeitos de Covid-19 estavam hospitalizados em Unidades de Terapia Intensiva de quatro hospitais de Poços. Um óbito é investigado na cidade: trata-se de um homem de 82 anos que faleceu na noite de sábado, 4. O paciente que fazia tratamento oncológico, estava internado desde o dia 24 de março. A coleta do material já havia sido feita e a Secretaria Municipal de Saúde aguarda o resultado deste exame.

Poços

A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas recebeu, na tarde do sábado, 28, a confirmação do segundo caso positivo do Novo Coronavírus – Covid 19, no município. Trata-se de um homem de 75 anos, que esteve no Chile recentemente. A coleta do material para testagem foi feita há mais de 10 dias, quando ele apresentou os primeiros sintomas e foi hospitalizado, como ainda segue. Já o primeiro caso positivo de Covid-19 em Poços foi confirmado no dia 20 de março. A mulher de 34 anos fez o teste depois de ser atendida na UPA, com sintomas de gripe. Ela havia acabado de chegar de uma viagem a São Paulo, onde relatou ter tido contato com um homem vindo da Europa e que também havia testado positivo para Coronavírus. O período de quarentena desta paciente já terminou e ela passa bem.

Desde a quarta, 25, a Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas divulga o Informe Epidemiológico publicado pelo Estado. A alteração acompanha as mudanças adotadas também pela Secretaria de Estado de Saúde, considerando que o Ministério da Saúde classificou todo o país como transmissão comunitária, além da necessidade de qualificar as informações sobre a circulação do Coronavírus, em Minas Gerais, o Boletim Informativo Diário COVID-19 passa a publicar o detalhamento apenas dos casos confirmados. A nomenclatura de casos monitorados não aparece mais no levantamento. O Estado informa número total de notificações e a divisão em casos suspeitos, casos confirmados e casos descartados. O andamento da pandemia é extremamente dinâmico e estas orientações podem mudar de acordo com novas condutas recomendadas pelo Ministério da Saúde.