Segundo Boletim atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta sexta, 15 de maio, são 730 notificações em Poços. Destas, 444 se referem a investigações concluídas, sendo 40 descartados por exame laboratorial e 404 com alta por critério clínico.
São 258 casos suspeitos em investigação, dos quais: 254 seguem em isolamento domiciliar, casos leves sem indicação de realizar exame, conforme o Ministério da Saúde. Quatro pacientes estão em Unidade de Terapia Intensiva.
Nesta sexta, são 28 casos positivos em Poços: 21 pacientes são considerados recuperados, quatro seguem em isolamento domiciliar, e destes 28 casos positivos, três pacientes vieram a óbito.
O Boletim inclui um óbito de não-residente, que se refere a morte de uma mulher de 48 anos, que faleceu na noite da segunda-feira, 11, em um hospital de Poços. O exame da paciente testou positivo para Covid-19. A Vigilância Epidemiológica investiga o domicílio da mulher, tendo em vista que no cadastro do Cartão Nacional do SUS, consta endereço de São Paulo capital. Um contato local da mulher informou às autoridades de Saúde, que ela estava em Poços há alguns dias. Segundo orientações da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, estes casos, estatísticamente, são contabilizados para o município de origem e residência do paciente, por isso, este óbito, embora ocorrido na cidade, não foi somado aos casos positivados em Poços de Caldas, aguardando o encerramento da investigação e a conclusão da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.
Óbitos no Município
No sábado, 9, a Secretaria Estadual de Saúde incluiu nos dados de Minas, o primeiro óbito registrado em Poços, no dia 13 de abril e que permanecia em investigação. O homem de 74 anos apresentou sintomas gripais após voltar de um cruzeiro pelo Caribe. O exame analisado pela Funed, a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, testou negativo para Covid-19. No entanto, um teste rápido feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços, teve resultado positivo para Covid – 19. O caso foi informado à Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais que até então o classificava como um óbito em investigação. Neste sábado, 9, ele passou a vigorar nas estatísticas de óbitos confirmados por Covid-19 em Minas Gerais. Na época do falecimento, tanto o serviço funerário quanto a família foram orientados a proceder com o velório e o sepultamento, adotando os cuidados recomendados para a Covid – 19.
Os outros dois óbitos se referem a: um homem de 75 anos que apresentou os primeiros sintomas após retornar de uma viagem feita ao Chile, em março; e ao homem de 67 anos que apresentou sintomas gripais: febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar, após chegar de uma viagem ao Caribe, também no mês de março.
Informe Estadual
O Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, apresentado no site www.saude.mg.gov.br/coronavirus – “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais”, sofreu alterações. Agora, o Informe não apresenta mais o número total de notificações e de casos suspeitos. No Estado são 4.196 confirmados; 2.094 em acompanhamento; 1.956 recuperados e 146 óbitos por Covid-19 confirmados.
Mudanças no Boletim Epidemiológico Local
Desde o dia 17 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas passou a adotar um novo modelo de Informe Epidemiológico, para divulgação das atualizações diárias referentes ao Novo Coronavírus – Covid 19. Em nova roupagem, a divulgação traz mais detalhes, com o objetivo de facilitar a compreensão e proporcionar maior entendimento da situação epidemiológica da Covid-19 no município. O formato original foi desenvolvido pelos setores de Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Controle de Qualidade do Atendimento, da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, responsável pelo novo layout, simples e intuitivo. O novo boletim traz o número total de suspeitos notificados e as informações referentes a: investigação concluída, casos suspeitos em investigação e casos confirmados. O detalhamento inclui: casos descartados por exame laboratorial, alta por critério clínico, casos suspeitos em isolamento domiciliar, internações em ala/UTI, recuperados, óbitos confirmados e óbitos em investigação.