Coronavírus: Atualização do Boletim Epidemiológico deste sábado, 23 de maio

Segundo Boletim atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde, neste sábado, 23 de maio, são 809 notificações de Síndromes Gripais em Poços, dentre elas, a Covid-19. Destas, 472 se referem a investigações concluídas, sendo 81 descartados por exame laboratorial e 391 com alta por critério clínico. O número de descartes por exame laboratorial aumentou significativamente em relação ao fechamento da quinta, 21, porque a Vigilância Epidemiológica recebeu resultados de exames destes pacientes que já haviam tido alta por critério clínico e que fizeram a testagem em laboratórios da rede particular. Dos descartados por exame laboratorial, 35 exames foram feitos em laboratórios particulares e 46 na Funed – Fundação Ezequiel Dias.

São 295 casos suspeitos em investigação, dos quais: 284 seguem em isolamento domiciliar, casos leves sem indicação de realizar exame, conforme o Ministério da Saúde. Cinco pacientes estão hospitalizados em ala. Cinco pacientes estão em Unidades de Terapia Intensiva, acompanhados dentro dos protocolos previstos para estes casos, inclusive com a realização do exame, para confirmar ou descartar o diagnóstico de Covid-19.

Dentre os casos suspeitos, um óbito registrado na quinta, 21, segue em investigação. A paciente de 41 anos foi atendida em um pronto-atendimento do município, onde já chegou com quadro de insuficiência respiratória grave e veio a óbito. Foi feita coleta de material para exame laboratorial que será analisado na Funed, a Fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte. Até a chegada deste resultado, o óbito permanece em investigação no boletim.

Neste sábado, são 42 casos positivos em Poços: 27 pacientes são considerados recuperados, nove seguem em isolamento domiciliar, um está hospitalizado em ala, dois estão em Unidade de Terapia Intensiva e destes 42 casos positivos, três pacientes vieram a óbito.