Coronavírus: Boletim Epidemiológico desta sexta, 31 de julho

Segundo Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, nesta sexta, 31, são 437 casos positivos em Poços: destes, 327 pacientes são considerados recuperados, 96 seguem em isolamento domiciliar, um está em Unidade de Terapia Intensiva. Em relação a atualização da quinta, 30, foram registrados mais 12 novos casos. O óbito da mulher de 70 anos que possuía comorbidade, estava em UTI de hospital da Rede SUS e que seguia em investigação, desde o domingo, 26, foi confirmado por Covid-19, segundo resultado de exame analisado na Funed, a Fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte. Até o momento são 13 óbitos confirmados no município.

O boletim permanece agora com um óbito em investigação: paciente de 77 anos, possuía comorbidade e estava há quatro dias internado em UTI de hospital que atende pela Rede SUS, quando faleceu na terça, 28. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o resultado do exame, para confirmação ou descarte do diagnóstico por Covid-19.

A atualização também traz o registro do óbito de um paciente não residente, de 86 anos, morador de Andradas e que estava internado em Poços. O falecimento foi na noite desta quinta, 30. A Secretaria Municipal de Saúde se solidariza com os familiares e amigos, neste momento de perda.

Dentre os 437 casos positivos, 51,4% se referem a pacientes do sexo feminino. A faixa etária de maior incidência é dos 30 aos 39 anos, que corresponde a 24,7% dos casos.

A taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva, nesta sexta, está em 28,07%. De 57 leitos, são 16 leitos ocupados, sendo um por paciente confirmado e 15, por pacientes que aguardam resultado de exame para confirmação do diagnóstico. A rede hospitalar de Poços também recebe pacientes de outras localidades. Nesta sexta, são oito internações: quatro pacientes de Andradas, um de Campestre, um de Caldas e dois de Santa Rita de Caldas. Lembrando que estes casos não são computados nas estatísticas locais referentes aos números de casos positivos, mas já estão incluídos na taxa de ocupação de leitos de UTI, divulgada diariamente no Boletim Epidemiológico. No total de 57 leitos de UTI disponíveis, constam os 10 leitos do Hospital de Campanha.

O Boletim também informa que já foram realizados no município, somando as redes pública e privada, 7.395 testes e exames.

Informe Estadual

Segundo o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, 127.106 são casos confirmados. E destes, 27.289 estão em acompanhamento; 97.048 recuperados e 2.769 são óbitos por Covid-19 registrados em Minas.