Coronavírus: Hospital da Zona Leste adota medidas preventivas para continuidade dos atendimentos

No Hospital Municipal Vereador Gilberto de Mattos, o Hospital da Zona Leste, funcionam: o Núcleo Especializado Leste, o Ambulatório de Mastologia e o Programa Saúde da Mulher que inclui pré-natal especializado e centro cirúrgico para procedimentos de baixa complexidade, além da farmácia municipal da zona Leste. São mais de 2.500 atendimentos mês, que incluem diversas especialidades, tais como: neurologia, urologia, dermatologia, fonoaudiologia, ortopedia, o serviço de fisioterapia e dos exames de raio-X, ultrassonografias e eletrocardiograma, além do Programa de Planejamento Familiar.

Manter todos estes atendimentos em meio à pandemia é um desafio enfrentado pela equipe, ao longo deste período. Por meio do plano de contingência, rotinas foram implementadas na unidade, com o objetivo de manter todo o trabalho com segurança. Como parte destes cuidados, a agenda passou a ser marcada de hora em hora, para evitar a aglomeração de pacientes. O número de cadeiras foi reduzido nas salas de espera e o espaçamento entre elas também está maior.

Avisos lembram a importância do distanciamento e alertam aos pacientes com febre, tosse, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar, para que procurem a enfermagem. “Deixamos somente uma porta para acesso ao Hospital e organizamos a entrada dos pacientes em grupos de 5 pessoas. Com exceção dos idosos e das crianças que não podem vir sozinhos, pedimos aos demais pacientes que evitem trazer acompanhantes, exatamente para evitar aglomerações, mas quando isso ocorre, normalmente pedimos que estes acompanhantes que não precisam entrar, fiquem do lado de fora do Hospital, para controlar a circulação das pessoas na unidade”, explicou a enfermeira Lucimara Siqueira Costa Papi.

Quantidade de cadeiras foi reduzida nos corredores e salas de espera

O álcool gel 70% permanece disponível para os pacientes. Cadeiras compõem barreiras físicas nos balcões, para garantir o distanciamento preventivo dos atendentes com o público. No caso do Programa de Planejamento Familiar, as reuniões que antes eram coletivas, agora são realizadas individualmente. No primeiro quadrimestre, de janeiro a abril deste ano, foram 11.426 atendimentos, somando todos os procedimentos realizados no HZL. “Nós paramos em alguns dias de março, logo no início da pandemia, mas diante da quantidade de atendimentos realizados aqui, nos adequamos e temos seguido este plano de contingência, com o objetivo de manter o trabalho na unidade, de forma segura para todos, como vem ocorrendo”, afirmou o médico e diretor clínico do HZL, André Luiz Pimentel Gouvêa.

Os mesmos cuidados foram adotados também nos pronto atendimentos e nas unidades básicas de saúde. “Nossas equipes seguem atuantes, até porque os serviços de saúde precisam ter continuidade. É muito importante que os pacientes colaborem com as orientações e sigam as recomendações, que não levem acompanhantes se puderem ir sozinhas, que mantenham o distanciamento e o uso constante de álcool 70% para higienização das mãos e máscara para proteção”, concluiu o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi.