Coronavírus: Poços Registra Oitavo Óbito

Segundo Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, nesta quarta, 08, são 265 casos positivos em Poços: destes, 170 pacientes são considerados recuperados, 79 seguem em isolamento domiciliar, seis estão em Unidade de Terapia Intensiva e dois estão em leitos clínicos. Nesta quarta, houve registro de dez novos casos, em relação a última atualização feita na terça, 7.

Na noite desta terça foi registrado em Poços, o oitavo óbito por Covid-19 em residentes no município. A paciente tinha 66 anos, era portadora de comorbidade e estava internada em UTI de hospital particular há cerca de um mês. O Boletim traz ainda dois óbitos em investigação. Na madrugada de sábado para domingo, faleceu o bebezinho de 25 dias de vida, que nem chegou a sair da Santa Casa, após o nascimento. Os pais da criança testaram positivo para a Covid-19 e seguem em acompanhamento. O outro óbito em investigação é do paciente de 66 anos, com comorbidade, que estava internado em UTI e faleceu na sexta, 3. Análises de exames laboratoriais para conclusão das investigações são aguardadas. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde se solidariza com as famílias e amigos das vítimas, neste momento de triste perda.

Dentre os 265 casos positivos, 52,4% se referem a pacientes do sexo masculino. A faixa etária de maior incidência é dos 40 aos 49 anos, que corresponde a 25,8% dos casos.

A taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva, nesta quarta está em 26,31%. De 57 leitos, são 15 leitos ocupados, sendo seis por pacientes confirmados e nove por pacientes que aguardam resultado de exame para confirmação do diagnóstico. A rede hospitalar de Poços também recebe pacientes de outros municípios. Nos últimos dias, o Boletim trouxe uma informação equivocada ao registrar que estava no município, um paciente de São Pedro da União. Na realidade, este paciente tem domicílio em São Pedro de Caldas. A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que os dados referentes aos pacientes internados, são informados pelos respectivos hospitais à Vigilância Epidemiológica e pede desculpas por transtornos que tenham sido causados por este equívoco. Além deste paciente de São Pedro de Caldas, também estão em Poços, dois pacientes de Andradas e um de Campestre. Lembrando que estes casos não são computados nas estatísticas locais referentes aos números de casos positivos. No total de 57 leitos de UTI disponíveis, passam a constar os 10 leitos do Hospital de Campanha, apresentado na quinta, 2.

O Boletim também informa que já foram realizados no município, nas redes pública e privada, 3.713 testes e exames.

Profissionais de Saúde

Segundo a Vigilância Epidemiológica local, 26 profissionais de saúde do município testaram positivo para a Covid-19. Outros 27 profissionais das equipes de apoio de unidades de saúde, também tiveram diagnóstico positivo para a doença, desde o início da pandemia. O óbito registrado nesta terça, 7, foi de uma profissional que atuava na lavanderia da Santa Casa, há mais de 40 anos. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou no mês passado, a testagem para seus 1.500 profissionais e destes, apenas uma pessoa que trabalha como auxiliar administrativo, testou positivo.

Informe Estadual

Segundo o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, 64.035 são casos confirmados; 21.949 em acompanhamento; 40.731 recuperados e 1.355 óbitos por Covid-19.