Corpo de Bombeiros realiza capacitação sobre atendimento de emergência com pacientes de saúde mental

Dando continuidade à parceria entre Samu, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Militar e a Rede de Atenção Psicossocial nos atendimentos de pacientes com transtornos mentais, nesta quarta-feira (07), foi realizada uma capacitação sobre o atendimento humanizado para emergências de casos em saúde mental.

A capacitação tem como principal objetivo alinhar o fluxo de assistência ao paciente que estejam em surtos psicóticos, tentativas de auto-extermínio, depressão ou crises, para que seja utilizado a abordagem correta.

A diretora do SAMU, Nair Chuva destacou a necessidade do alinhamento do atendimento prestado aos pacientes. “É muito importante esse atendimento humanizado, para que o paciente consiga sair da situação. Desta forma, são usadas técnicas de acordo com o sofrimento mental do pacientes. Estas capacitações trazem sempre um aprendizado, é um trabalho em equipe visando sempre um melhor desfecho para o paciente.”

A parceria entre os diversos setores é necessária pois muita das vezes, o salvamento do paciente em sofrimento mental é realizado por uma equipe multidisciplinar, onde um necessita do auxílio do outro.

Participaram do momento a equipe de Saúde Mental (Caps Ad, Caps 2 e Caps i), SAMU Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas MG.

A capacitação inclui conteúdo prático e teórico e tem duração de dois dias.