Você está em:

COVID-19: Cartilhas do Sírio Libanês e da Fiocruz trazem orientações para festas mais seguras

O Brasil vive mais um pico da pandemia, com aumento significativo no número de casos e de óbitos em função da Covid-19, um quadro ainda mais preocupante para este período de festas e confraternizações. Com o intuito de orientar para a diminuição dos riscos de transmissão da Covid-19 durante este período, duas instituições renomadas: Fundação Oswaldo Cruz e Hospital Sírio-Libanês, editaram cartilhas digitais com um conjunto de recomendações sobre formas mais seguras de passar o Natal e o Réveillon.

No caso da Fiocruz, o material, divulgado tanto por meio de uma cartilha, como a partir de cards informativos que possam ser compartilhados pelo WhatsApp e demais redes sociais, traz orientações sobre o modo de preparar e servir os alimentos, a organização do ambiente e medidas gerais de proteção tanto para quem vai receber outras pessoas em casa, como quem vai para algum evento. Apesar da cartilha oferecer orientações considerando diversos cenários, é importante frisar que a principal recomendação é celebrar em casa, apenas com as pessoas que já vivem juntas, sem aglomeração e sem convidados externos.

A produção do material que pode ser acessado aqui, contou com apoio e colaboração do Observatório Covid-19 da Fiocruz, bem como de outros especialistas da Fundação.

A cartilha editada pelo Hospital Sírio-Libanês também reforça que é fundamental evitar as aglomerações, optar preferencialmente pelas festas em casa, com as pessoas que residem no mesmo local, observar a higienização constante das mãos, o uso de máscara e o distanciamento ao sentar para as refeições. Não beijar e não abraçar os participantes da ceia é outra importante recomendação. A cartilha desaconselha a testagem antes das festas de final de ano, explicando que isso pode trazer uma falsa sensação de segurança, já que o exame não detecta 100% dos casos. Após ter contato com o vírus, a pessoa pode levar até 14 dias para manifestar a doença e nesse período, o exame pode estar negativo, enquanto o vírus já pode ser transmitido. Pessoas com sintomas gripais, mesmo que ainda sem o diagnóstico comprovado de Covid, devem permanecer em isolamento. A cartilha do Sírio-Libanês pode ser acessada também aqui.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social