Integrantes da recém-criada Associação de Produtores Hortifrutigranjeiros do Centro de Abastecimento (Ceasa) de Poços de Caldas, estiveram com o prefeito, Sérgio Azevedo, e o vice, Flávio Faria, em encontro, na manhã desta terça-feira (12), no gabinete na Prefeitura. Os dirigentes informaram que o objetivo da entidade é unir esforços para apoiar e melhorar, mais ainda, a estrutura de trabalho e a segurança para os mais de 200 produtores que atuam no local.
Participaram da reunião, o presidente da Associação, Aures da Silva Parolin, o vice, José Benedito Foiolo e Ernandes Marques Denziger. Estavam também no encontro, o assessor Jurídico da Associação, Jonatas Lacerda Xavier, a coordenadora da Divisão de Fomento Agropecuário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), Vanessa Barzagli; e o gerente do Ceasa, Maurício Donizete Felipe.
Sérgio, elogiou a iniciativa de criação da Associação e ressaltou que a entidade é fundamental para melhorar as condições de trabalho dos produtores e das pessoas que circulam no Ceasa. O prefeito anunciou, ainda, que o projeto que cria o Fundo de Desenvolvimento Rural Sustentável será encaminhado à Câmara Municipal. “Isso permitirá que futuramente os recursos financeiros arrecadados no Ceasa sejam reinvestidos na melhoria da estrutura do próprio local”.
Faria, que também é titular da SMDET, disse que a organização em uma associação significa passos reais e avanços necessários para fomentar as atividades do Ceasa/Poços, que é um importante equipamento para a economia regional. O vice-prefeito afirma, que a Prefeitura está caminhando junto com produtores e compradores, fomentando novas políticas públicas, com o objetivo de melhorar mais ainda a atividade do Ceasa.
O vice-prefeito, citou como exemplo das intervenções realizadas, a parceria com o DME Distribuição, que viabilizou a realização do projeto de iluminação para a área do Ceasa. “A agradeço ao diretor-superintendente da empresa, Alexandre Postal e equipe, pelo pronto atendimento à solicitação feita”, enfatizou.
Parolin ressalta, que a ideia de criação da uma associação vinha amadurecendo e que os produtores já apoiavam as intervenções realizadas no Ceasa pela Prefeitura, como a implantação de sistema de vigilância por câmeras, construção da guarita e a troca do portão, também melhoria na iluminação, manutenção no conjunto de calhas, troca de vidros, pintura interna, reparos nas calçadas etc.
Ceasa/horários
O Ceasa/Poços funciona de segunda à sexta-feira. Às 2ªs, 4ªs e 6ªs, o local abre a partir das 5h. A central de abastecimento, administrada pela Prefeitura, possui 192 pedras (boxes) e atende pequenos produtores e atacadistas. Às sextas, circulam no local mais de mil pessoas. O Ceasa está localizado na zona leste da cidade.