Cuidadores de idosos que atuam nas quatro Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) que mantêm parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, participam de uma formação que visa ao aprimoramento técnico permanente da equipe e, consequentemente, a melhoria da qualidade do acolhimento.
A capacitação é organizada pela Secretaria de Promoção Social, em parceria com as ILPIs. Dividida em quatro temas, a formação teve início no dia 12 de dezembro e acontece de maneira itinerante, de forma a atender todos os cuidadores, de acordo com a escala de trabalho.
Os encontros contam com a presença de um gerontólogo, com o tema “Cuidado e atenção ao paciente com demência”, de um fisioterapeuta, que aborda o “Autocuidado do cuidador e sua relação no cuidado com o idoso”, psicólogos que tratam do assunto “Comunicação e relação interpessoal dentro da instituição” e assistente sociais que abordam as “Políticas Públicas de Assistência Social”.
“Nosso objetivo é capacitar o cuidador de forma que os conhecimentos adquiridos impactem diretamente na qualidade do acolhimento oferecido aos nossos idosos. São abordados temas bastante diversos, que buscam englobar o cotidiano desse profissional, que é fundamental no funcionamento das instituições. Entre os assuntos discutidos, estão as dificuldades de lidar com a morte dos idosos atendidos, a função de cada profissional dentro das ILPIs e as relações entre eles”, explica a coordenadora de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Larissa Paula Cagnani.
O município mantém termos de parceria com quatro Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s), com a oferta de 215 vagas: Lar dos Velhinhos, Vila Elvira Dias, Associação Damas de Caridade e Vinha do Senhor.