Curso de Agentes de Turismo Rural é iniciado em Poços de Caldas

Foto: Chrisrobert Junqueira

Foi iniciado em Poços de Caldas, o curso “Programa de Agentes de Turismo Rural”. A iniciativa é uma parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Poços de Caldas e o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS, idealizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Circuito Caminhos Gerais.

Neste primeiro módulo, que ocorreu entre os dias 17 e 21 de janeiro, foi abordado o tema “Produtos e Serviços Turísticos”. Com isso os participantes visitaram diversos locais: Mercado Municipal, onde tiveram a experiências em boxes de cerveja artesanal, charcutaria, açougue e queijos e vinhos da região; Balneário Dr. Mário Mourão; o Museu Histórico e Geográfico; e duas propriedades potenciais para inclusão nos roteiros de turismo rural: Queijaria Real e Lyla Cafés.

O secretário municipal de Turismo, Ricardo Fonseca, comentou a importância desta iniciativa. “O intuito das visitas foi em conhecer as potencialidades do município e entorno, para que sejam criados roteiros turísticos que exaltem os atrativos naturais e rurais da região. Precisamos cada vez mais, capacitar esse público para o oferecimento de um serviço de ponta aos visitantes em geral.”

Foto: Chrisrobert Junqueira

Além deste primeiro módulo, “Produtos e Serviços Turísticos”, na continuidade do curso serão abordados os seguintes temas:

• “Segurança nas Atividades Turísticas”;
  • “Condução de Turistas”,
  • “Roteirização Turística”;
  • “Meios de Hospedagem e Serviços de Alimentação”;
  • “Comercialização de Produtos e Negócios Turísticos”.

O curso foi apresentado à todos os interessados que puderam se inscrever no dia 10 de dezembro de 2021, com disponibilidade de 15 vagas. Com carga horária prevista de 224 horas, os módulos citados acima serão divididos nos próximos 6 meses, com previsão de término em junho de 2022 e direito a certificação aos participantes.

Crédito das fotos: Chrisrobert Junqueira