Curso de Pedreiro Básico tem início em Poços

Iniciativa é ofertada em parceira pelo SENAI e Autarquia Municipal de Ensino

Teve início nesta quarta-feira (13) o Curso de Pedreiro Básico, oferecido em parceria pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), pela Autarquia Municipal de Ensino e pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação e Administração e Gestão de Pessoas. Foram ofertas 20 vagas gratuitas, sendo sete para servidores públicos das secretarias municipais de Projetos e Obras Públicas, Serviços Públicos e do Departamento Municipal de Água e Esgoto e 13 abertas à comunidade.

O prefeito Sérgio Azevedo e o diretor da Autarquia Municipal de Ensino, Carlos Roberto de Oliveira Costa, participaram da aula inaugural, além da equipe do SENAI e da AME. “É uma alegria ver não só os nossos servidores como também os trabalhadores da construção civil interessados em qualificar cada vez mais o serviço prestado. Desde 2017, a Autarquia Municipal de Ensino, em parceria com instituições de excelência, como o Senai, vem atuando em cursos nas mais diversas áreas, que fazem a diferença na vida profissional de cada um e auxiliam de maneira significativa no mercado de trabalho”, destacou o prefeito Sérgio Azevedo.

O curso é oferecido pela Autarquia Municipal de Ensino, dentro da estratégia de capacitação continuada para os servidores municipais, no sentido de ampliar os conhecimentos, impactando diretamente na qualidade do atendimento prestado à população, e de capacitação da comunidade em geral para o mundo do trabalho.

“Como uma instituição a serviço da Educação em Poços de Caldas, nossa proposta é oferecer oportunidades de qualificação profissional em diversas áreas, atuando especialmente na qualificação para o mundo do trabalho. Queremos agradecer à equipe do SENAI pela parceria e já aproveitar para solidificar projetos futuros em conjunto”, ressaltou o diretor da AME, professor Carlos Roberto de Oliveira Costa.

Com carga horária de 40 horas, o curso será realizado até o dia 27 de outubro, presencialmente, das 13h30min às 17h30min, na sede do SENAI. “É de extrema importância o processo de capacitação. A parceria entre a Autarquia e o SENAI visa ao desenvolvimento do município, uma vez que quanto mais qualificados, melhor a prestação de serviços para a cidade. Para os alunos que não compõem o quadro de servidores, é a oportunidade de se qualificar e buscar uma oportunidade no mercado de trabalho. Não há outro caminho além da educação e o SENAI está engajado nesse processo de qualificação, principalmente nesse ótimo momento de Poços de Caldas, que, a cada dia, noticia novas indústrias, assim como a ampliação de plantas industriais na nossa cidade. Agradecemos a Autarquia e a Prefeitura pela confiança mais uma vez”, enfatizou o diretor da unidade Poços de Caldas do SENAI, Gustavo Rocha Machado.

Pelo SENAI, também participaram da aula inaugural o supervisor técnico, Carlos Alexandre do Nascimento, o supervisor pedagógico, Paulo Henrique Moreno e o instrutor de formação profissional, Diego Henrique Vicente. Também participaram da solenidade de início do curso os secretários municipais de Projetos e Obras Públicas, José Benedito Damião, de Comunicação Social, Paulo Ney de Castro Jr., e a supervisora pedagógica da AME, Silvana Jacinto.

O curso
O objetivo é preparar profissionais para executar o assentamento de elementos de alvenarias, revestimentos em argamassa e cerâmico de acordo com as normas técnicas vigentes e procedimentos específicos, assegurando o desenvolvimento do processo com qualidade, higiene, segurança e respeito ao meio ambiente.

No curso, os alunos aprendem a utilizar instrumentos de medida adequados às tarefas, calcular o material que será utilizado na elaboração do trabalho proposto, selecionar os diferentes materiais conforme o projeto, utilizar instrumentos de medição e nivelamento, identificar os tipos de argamassas e o traço adequado, utilizar os fundamentos básicos como nível, prumo, alinhamento e esquadro, executar os diversos tipos de tipos de assentamentos cerâmicos, executar revestimentos em argamassa e cerâmico, além de ética, organização, atenção, disciplina, zelo e comprometimento no ambiente de trabalho. Para receber o certificado, é preciso obter aproveitamento de 60% e frequência de 80%.