Defesa Civil emite alerta de chuva severa para Poços de Caldas e região

A Defesa Civil Estadual divulgou alerta sobre o volume de chuva em Minas Gerais, para quinta (23) e sexta-feira (24). A atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, intensificada pela formação de um sistema de baixa pressão, deverá produzir volumes de chuva significativos entre 100 e 150 milímetros.

A possibilidade de tempo severo abrange todo o estado de Minas. As tempestades Severas, por definição, são temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e chuva torrencial. Entre o Sul Minas e a porção sul da Zona da Mata, no período da noite/madrugada, deverá culminar em tempestades severas com ocorrência de granizo.

A sexta-feira (24) será de chuvas generalizadas, e de moderada a forte intensidade. Em vários municípios os acumulados serão elevados ao final do dia o que oferecerá riscos à população.

A Defesa Civil Municipal de Poços orienta que durante a chuva forte as pessoas evitem se deslocar, principalmente, em áreas próximas aos ribeirões. “E a população, de forma preventiva, deve acionar a Defesa Civil caso perceba a subida repentina dos níveis de rios e ribeirões, ou o surgimento de trincas e rachaduras. Além disso, evitar estacionar veículos embaixo de árvores e quem vive perto das encostas deve redobrar a atenção”, explicou Mauro Barbosa Filho, coordenador da Defesa Civil Municipal.

Os telefones para acionar a Defesa Civil são: 193, 199, 153 ou o 3697-2266.