Você está em:

Dia D Vacinação contra a Influenza é cancelado pelo Estado para evitar aglomerações

Objetivo é evitar aglomerações. Campanha foi ampliada até 6 de junho

Desde o dia 23 de março, está sendo realizada a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Neste sábado, 9, seria o Dia D Vacinação contra a Influenza. No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais informou o cancelamento desta ação, como forma de evitar a aglomeração de pessoas nas unidades de saúde, em um único dia. A orientação é para que a população procure as salas durante a semana, nos horários regulares de atendimento. “A vacinação segue para os públicos da primeira e da segunda etapa, normalmente. A partir da segunda, 11 de maio, a imunização contra a Influenza passa a estar disponível também para outros públicos. Outra mudança é que a terceira etapa foi dividida em duas fases, também conforme orientação do Ministério da Saúde, dentro deste objetivo de evitar as aglomerações nas salas”, explicou Gisele Scatola, Referência Técnica de Imunização. A dose da vacina contra a Influenza imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS/ Organização Mundial de Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e derivados. A vacina contra a Influenza não imuniza contra o Novo Coronavírus mas é fundamental para inclusive, facilitar o diagnóstico de Síndromes Respiratórias Agudas Graves, como a Covid-19.

Etapas

Na primeira etapa, a imunização teve início especialmente para idosos com mais de 60 anos e profissionais de Saúde. Na segunda etapa, a vacinação está aberta para profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motorista e cobrador) e portuários, categorias incluídas recentemente pelo Ministério da Saúde, além dos povos indígenas. A partir da segunda, 11, também podem se vacinar: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto. No dia 18 de maio, a vacinação passa a estar disponível para a faixa etária dos 55 aos 59 anos (também incluída este ano), além de professores das escolas públicas e privadas. Outra alteração é na data de encerramento da Campanha contra a Influenza, que inicialmente iria até 22 de maio e agora segue até 6 de junho. “Todas estas são mudanças que visam a imunização segura de toda a população atendida nesta ação, com cuidado e sem aglomerações, dentro dos protocolos de combate da Covid-19. É muito importante que as pessoas que fazem parte dos grupos atendidos pelo Ministério da Saúde, procurem a sala de vacina mais próxima para receber a dose. Todos devem ir de máscara e devem evitar levar acompanhantes, dentro destas medidas todas que estamos adotando e recomendando neste momento”, alertou o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi. O trabalho de imunização também já foi feito em 4 ILPIs – Instituições de Longa Permanência para Idosos, atendendo cerca de 200 pessoas. A vacinação para acamados é realizada pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família e o trabalho também segue em andamento.

Resultados Parciais

Segundo a última atualização feita no final do mês de abril, já foram imunizados em Poços: 23.137 idosos e 4.373 profissionais de saúde. Estes números superam a estimativa baseada em resultados da Campanha de 2019, que era de vacinar 20.600 idosos e 3.500 trabalhadores de saúde. Do público da segunda etapa, estimado em aproximadamente 11 mil pessoas, 5.384 já receberam a vacina. Para a terceira etapa, o Ministério da Saúde estima a aplicação de aproximadamente 21 mil doses.

Salas de Vacina

Doses estão disponíveis em todos os pontos da cidade, inclusive na zona Rural, em trabalho realizado pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família

Na Policlínica Central, o atendimento é das 8h às 18h. Já nos bairros, a vacinação vai das 8h às 16h30, nas salas: São Jorge, Ponto da Cascata, Esperança II, Regional Sul, Kennedy I e Kennedy II, Quissisana, Santa Rosália/Santana, Vila Nova, Dom Bosco I, Nova Aurora, Jardim São Paulo, Regional Leste, Santa Augusta, Parque Pinheiros, Itamaraty, Caio Junqueira e São José. A sala de vacinação do Country Club está temporariamente sem atendimento, para manutenção do equipamento de refrigeração.

Documentação Necessária

Caminhoneiros, motoristas de coletivo e cobradores devem apresentar crachá da empresa ou Carteira Nacional de Habilitação nas categorias C, D e E. Já no caso das comorbidades e/ou doenças crônicas, o atestado médico é solicitado. Um documento oficial com foto é necessário para comprovar a idade. Já no caso dos profissionais de saúde, das forças de segurança e também dos professores, é importante portar a identidade funcional.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Av. Mansur Frayha - s/n, Vila Olimpica, Poços de Caldas - 37704-355

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social