Dia da Enfermagem é celebrado na UPA

Avanço da Enfermagem e cuidados humanizados foram os temas escolhidos pela Coordenação de Enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, pelos preceptores dos cursos de Enfermagem e alunos da PUC Poços e Pitágoras para celebrar a Semana da Enfermagem, comemorada de 12 a 20 de maio.

A supervisora de Estágio da Faculdade Pitágoras, Paula de Fátima Fernandes falou a importância do evento. “Resolvemos fazer essa ação pensando nos profissionais que atuam nessa área. Vivemos um cenário difícil durante a pandemia da COVID-19, e tivemos que encarar esse momento com muita garra. Nesta ocasião, resolvemos focar nos avanços e desafios que foram vencidos com motivação, inteligência emocional e fôlego dos profissionais.”

O Decreto Nº 48.202/60 – Institui a “Semana da Enfermagem”, e institui que deve ser celebrada anulamente, de 12 a 20 de maio, datas nas quais ocorreriam, respectivamente, em 1.820 e 1.880, o nascimento de Florence Nightngale e o falecimento de Ana Neri.

A preceptora de estágio da faculdade Pitágoras, Nair dos Santos salientou a importância dos profissionais de enfermagem.“São várias novas frentes de atuação com reconhecimento social e autonomia profissional que acabaram levando a categoria ao aprimoramento de novas práticas e procedimentos. Também, a atuação da enfermagem no enfrentamento da pandemia de Covid-19, que levou toda a sociedade à reflexão da importância dos profissionais na assistência à saúde.”

O Enfermeiro preceptor da PUC Poços, Elton Adriano Bonifácio falou sobre um dos temas escolhidos. “Os alunos focaram na Política Nacional de Humanização, para que possamos transmitir aos colaboradores, a importância do atendimento humanizado com olhar diferenciado em direção ao paciente, visando um ser humano completo e que necessita de acolhimento, atenção, empatia e respeito para alcançar uma recuperação satisfatória.”

O serviço das equipes de Enfermagem vai para além da Pandemia, eles sempre são fundamentais para qualquer atendimento. Durante a pandemia se desdobraram para atender as demandas de COVID-19 e todas as outras do dia a dia.

Durante a comemoração os alunos da Puc Poços e Pitágoras realizaram palestras sobre os temas escolhidos.

Ludimila Raphaela Teixeira está no 10º período de Enfermagem da faculdade Pitágoras e explicou o tema apresentado. “Falamos do avanço da enfermagem. Começamos pela evolução, de uma maneira empírica, evolutiva e atual. Incrementamos a palestra falando sobre o prontuário eletrônico e melhorias assistenciais. Citamos alguns protocolos municipais, onde a autonomia do enfermeiro é valorizada e finalizamos falando sobre a PL 2564/2020.”

A estudante de enfermagem do 9ª período da Puc Poços, Júlia Caroline Silva, destacou a necessidade de abordar o atendimento humanizado com os futuros profissionais. “O cuidado humanizado fica situado entre um equilíbrio, entre assistência técnico e um cuidado empático do profissional de saúde, é importante falar sobre isso porque, apesar de ser uma política de saúde antiga, ainda tem fatores que fazem q ela não seja aplicada em sua totalidade.”

Cristina Galli também está no 9º período do curso de Enfermagem da Puc Poços  e falou sobre como o atendimento humanizado resulta em um melhor tratamento ao paciente. “Hoje, infelizmente em diversas instituições a humanização não está presente. Pode ser justificado com a sobrecarga e responsabilidade é importante vir com esse tema a tona pra permitir uma reflexão e mudando na prática. Pra diminuir intervenções desnecessárias, tornando ainda melhor a assistência ao paciente.”

Ao final do evento foi servido a todos um café e houve a distribuição de panfletos para os servidores sobre o cuidado humanizado.

A diretora geral da UPA, Patrícia Pavesi parabenizou todos os profissionais de enfermagem. “O departamento de enfermagem da UPA expressa todo reconhecimento e agradecimento aos Profissionais de enfermagem da instituição, pelo papel desempenhado nas linhas de cuidado à saúde e toda sua dedicação . Parabenizar e agradecer as parcerias com as faculdades PUC e Pitágoras que na semana de enfermagem exaltaram a trajetória da classe, mostrando sua bravura, resiliência e talento, e ressaltando a importância da luta por uma Enfermagem mais valorizada.”